Liderança do Povo: SBT analisa bom desempenho do “Primeiro Impacto” e novo jornal popular ganha força para as tardes

Assim como o seriado “Chaves” se tornou uma grande surpresa para o SBT, na década de 80, “sem querer querendo”, o jornalismo matutino da emissora vive um de seus melhores momentos na história. Alavancado pelo “SBT Notícias”, telejornal apresentado ao vivo durante as madrugadas, de domingo a domingo, o até então desacreditado “Primeiro Impacto”, ancorado por Dudu Camargo (06h as 08h30) e Marcão do Povo (08h30 as 10h30), de segunda a sexta-feira, se consolidou na vice-liderança isolada em audiência na Grande SP e em outras importantes capitais aferidas pela Kantar Ibope. O programa amadureceu com o tempo, ganhou novas equipes, links ao vivo de diversas cidades do país e recentemente passou a ter 4h30 de duração diária, elevando os índices de audiência do SBT e conquistando em diversos momentos a liderança de audiência em praças como São Paulo e Porto Alegre. Com média na faixa dos 6 pontos e picos acima de 7, o “Primeiro Impacto” vem se destacando principalmente na faixa das 09h as 10h30.

Dudu e Marcão dividem apresentação do “Primeiro Impacto” nas manhãs do SBT. Possível rivalidade entre apresentadores se limita aos bastidores.

Além dos recentes investimentos realizados no programa e a indispensável participação das praças (filiais e afiliadas), com informações em tempo real, três outros fatores contribuíram para o sucesso do “Primeiro Impacto”: a identificação do telespectador com a dupla de apresentadores, a garra de uma equipe que faz milagres com poucos recursos e a insistência da emissora em manter o jornal no ar, até cair no gosto popular, o que não era habitual em se tratando de SBT.

Contra o ex-poderoso “Fala Brasil” e os programas matutinos da Globo, o jornalismo popular de Marcão do Povo se tornou a nova enxaqueca da concorrência. O apresentador cresceu no comando do programa, se tornando uma espécie de Datena e Bacci, do canal de Silvio Santos. Os números de audiência estão agradando e surpreendendo executivos da emissora que passaram a acompanhar de perto os desempenhos, de olho num antigo projeto proposto pelo dono, o qual ganha forças nos bastidores.

Em link com o Brasil: Participação ao vivo das praças deu maior dinamismo ao jornal – Na foto reproduzida desta segunda (19), a repórter Márcia Dantas sofre com a fúria do vento durante entrada no “Primeiro Impacto”.

Sem poder contar com Datena que cada dia cria mais raízes na Band e com Luiz Bacci próximo a renovar contrato de longo prazo com a Record, Silvio Santos pode apostar em uma fórmula caseira para a nova versão do “Aqui Agora” ou como defendem alguns diretores o retorno de “O Povo na TV”. Talvez os dois. Marcão ou Dudu podem encabeçar o projeto ou algum outro apresentador com o mesmo perfil tem chance de ser contratado.

Mudança de Marcão do Povo para faixa das 08h30 as 10h30 fez jornal impactar a liderança na Grande SP.

A prioridade do SBT para os primeiros meses de 2019 é a reformulação da grade vespertina (das 12h as 19h45). Apesar de tudo não passar de um planejamento interno, que se encaminha em paralelo aos novos estúdios em alta definição a serem criados e aos equipamentos adquiridos para o jornalismo, o foco de Silvio Santos é barrar o bom desempenho de duas importantes atrações da Record (Balanço Geral e Cidade Alerta). A aproximação do SBT, Record TV e RedeTV! do novo governo federal será decisiva para o aval aos novos investimentos. Um plus na participação ao vivo das praças como Rio, Brasília e Porto Alegre também depende de receita. Espera-se que a verba publicitária governamental passe a ser distribuída de forma igualitária entre as principais redes de TV, deixando de priorizar a audiência como parâmetro principal para a divisão dos recursos.

Procurada pelo Bastidores da TV, a assessoria do SBT confirma que há uma grande satisfação da direção pela audiência alcançada pelo “Primeiro Impacto”, mas diz desconhecer o lançamento de um novo jornal popular nas tardes da emissora.

 

Siga/Participe:

E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin

 

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest