NSC: Nova afiliada da Rede Globo erra em sua estratégia

NSC: Nova afiliada da Rede Globo erra em sua estratégia
NSC é a nova afiliada da Globo em SC.

Atualizado em 31/05/2017, as 00h55.

O público da RBS TV SC escolheu, através do site G1, o novo nome do grupo e das emissoras afiliadas que pertenciam ao então braço em Santa Catarina, do grupo gaúcho, e que foram recentemente adquiridas pela empresa “NC Comunicações SA”. Quem venceu a votação para as novas marcas a serem adotadas foi Grupo NSC e TV NSC, sigla que indica “Nossa Santa Catarina”. Confirmada a escolha, a RBS SC deixa de existir, em breve, após a construção e lançamento oficial da sua nova identidade.

NSC é a nova afiliada da Globo em SC.

No entanto, ao se pensar numa nova marca para um grupo e uma rede de emissoras tão importantes, ainda mais pela sua afiliação com a Rede Globo, os responsáveis deveriam antes tomar alguns cuidados básicos na Internet. Criar os endereços de domínio oficiais e canais nas principais redes sociais, hoje é uma ação básica. NSC, LIG e DNC foram os nomes colocados para votação. Porém, pesquisando os três nomes, nota-se a falta de estratégia. Em consulta ao Registro.br, o BastidoresDaTV comprova a tentativa da NC Comunicações, em registrar domínios com a importante e valorosa extensão “.com.br”. Foram registrados os endereços: www.tvnsc.com.br, www.ligtv.com.br, www.tvlig.com.br e www.dnctv.com.br. O que chama atenção é que todos os registros foram feitos em março e o endereço www.tvdnc.com.br, sequer chegou a ser registrado. O domínio www.tvnsc.com.br deve ser o utilizado pela nova afiliada da Globo, uma vez que o www.nsctv.com.br já estava registrado para um outro usuário. O www.gruponsc.com.br também pertence a outro proprietário e só estará disponível, caso o atual dono o mantenha congelado, sendo então liberado pelo Registo.br, após seis meses. Do mesmo jeito que www.grupolig.com.br, www.nsc.com.br e www.grupodnc.com.br, também estavam com seus registros indisponíveis.

TVNSC.com.br deve ser o domínio utilizado pela nova emissora. NSC TV já foi nome de emissora nacional, com sede no interior de SP. Donos da antiga emissora estudam processo contra uso da marca escolhida pela RBS SC.

Buscando pelo nome escolhido, a coluna encontrou diversos usos para a sigla NSC, inclusive o nome de uma emissora de TV, disponível em todo Brasil, através da TV por assinatura. A TV NSC tinha foco em esportes regionais, ocupando o canal 51 da antiga TecSat. O National Sports Channel foi um canal esportivo brasileiro, que ficou no ar de janeiro de 2003 a dezembro de 2007. No Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, os usuários “NSC”, “TV NSC” e “NSC TV” também já existem há um bom tempo. Logo, outras alternativas de nomes devem ser criadas para “Grupo NSC” e “TV NSC (NSC TV)”.

NSC TV ou TV NSC já foi um canal esportivo de propriedade de Octávio Muniz e Ana Christina Wense.

Nas redes sociais é bem provável que as páginas atuais sejam renomeadas. Aliás, a nova afiliada da Globo em SC necessita trabalhar melhor sua posição na Internet. Enquanto a página oficial da RBS TV SC possui 94,7 mil curtidas, a página oficial da RBS TV (RS) tem 1,2 milhões de curtidas e a do SBT SC já ultrapassou 101 mil curtidas. A RIC TV Record SC possui 99,9 mil curtidas. No Instagram, a RBS TV SC não possui perfil oficial, enquanto o SBT SC aparece com 21,6 mil seguidores. A página oficial da RBS TV SC no Twitter possui 202 mil seguidores, contra 211 mil da RBS TV (RS). Das principais redes sociais, este é o melhor desempenho da afiliada catarinense da Rede Globo.

Donos da antiga NSC TV fazem desabafo

Pelo Facebook, Octávio Muniz e Ana Christina Wense, proprietários da NSC TV, se pronunciaram sobre o uso da marca: “Nos anos pulsantes, o NSC, National Sports Channel, se valorizou e desenvolveu uma forte estratégia no segmento esportivo. Ofereceu o que o cliente realmente leva em consideração, conteúdo, diferenciação em relação aos outros concorrentes, deixou claro para o mercado seus atributos e serviços fortes e inéditos. Fico extremamente lisonjeada ao saber, que mesmo depois de tanto tempo que o nosso canal saiu do ar, ele ainda continua forte na lembrança dos nossos telespectadores. Tanto é verdade, que lí e recebi muitos relatos sobre os vários protestos contra a empresa que quer usar o nosso nome (NSC). Com a evolução da tecnologia que facilitou muito o acesso às informações, o consumidor sabe muito mais rápido sobre tudo que acontece no mercado. Se manter atualizado e ligado no que se está falando já é um ponto de partida e pelo que estou percebendo, todos estão indignados com a história. Eu particularmente achei muito estranho a deficiência na pesquisa (vão colocar a culpa no estagiário) até porque tínhamos e continuamos a ter ótimas relações com o estado e boa base de assinantes na região Sul. Com um bom planejamento e criatividade (artigo raro hoje em dia) tem lugar para todos nesse planeta sem precisar bancar o esperto. Por se tratar do mesmo segmento, eles terão problemas não só com o nome do canal, mas também com todas as redes sociais, domínios, autorização de satélites, entidades representantes da classe, etc. Em tudo que diz respeito ao segmento, as iniciais do canal NSC consta, por um simples motivo, ela ainda existe. Penso que, a empresa que pleita o nosso nome, se o objetivo não for o de querer confundir, enganar ou atrapalhar o seu telespectador, vai ter que aplicar um esforço de marketing muito grande para mudar e substituir a imagem e o posicionamento da marca que nós conquistamos. Além de ter que conquistar a mente e os corações dos nossos consumidores. Muito mais fácil e menos estressante é achar um nome novinho pra trabalhar. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. A todos os amigos, telespectadores, ao povo das redes sociais que tem nos apoiado, agradeço imensamente o carinho e o respeito com a história e as lembranças do canal National Sports Channel, NSC, TVNSC ou NSCTV, afinal, são os mesmos. Obrigada”.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Pin It on Pinterest