Coluna: O domingo na TV quinze anos atrás…

Coluna: O domingo na TV quinze anos atrás…

Você saberia responder o que se passava aos domingos na programação das principais emissoras do país há quinze anos? Uns poderão responder que sim, outros talvez não… Nessa semana resolvi revirar o baú e comentar de forma resumida os principais destaques dominicais da nossa TV aberta no ano 2000, época onde Globo e SBT se engalfinhavam na guerra da audiência, enquanto Record, BAND e Rede TV! assistiam tudo de camarote.

Nada de Regina Casé, muito menos das rodadas do futebol no domingo global do ano 2000. Programas como “Santa Missa”, “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, “Globo Rural” e “Esporte Espetacular” já apareciam na grade de programação nas manhã de domingo naquela época. A tarde Renato Aragão estava em alta com “A Turma do Didi”, os filhos de Xororó paravam o Brasil com o seriado teen “Sandy e Júnior”, Marcio Garcia comandava brilhantemente o “Gente Inocente”, Xuxa Meneghel estava em sua melhor fase no “Planeta Xuxa” e Tom Cavalcante apresentava o seu primeiro programa solo, o “Megaton”. Além disso, após o “Fantástico” a emissora apostava no humor da turma do “Sai de Baixo” alcançando expressivos índices de audiência no horário.  Faustão vivia uma fase ruim no seu “Domingão”, acumulando derrotas constantes para seu principal rival da época, Gugu Liberato.

No domingo do SBT, esqueça  Celso Portiolli e Eliana, a programação dominical da emissora de Silvio Santos apresentava séries americanas, Carla Perez e Gugu se tornando líder absoluto de audiência. Logo pela manhã o SBT exibia um festival de enlatados humorísticos, ao meio – dia Silvio Santos surgia no centro de seu auditório e chamava toda a grade vespertina e noturna da emissora, o dono do SBT sempre aparecia de hora em hora nos intervalos comerciais jogando “Tele Sena” para suas colegas de trabalho. Silvio Santos ainda comandava seus grandes sucessos “Qual é Música?”, às tardes e “Tentação”, “Em Nome do Amor” e “Topa Tudo Por Dinheiro” às noites. Carla Perez quebrava até o chão no seu “Canta e Dança Minha Gente” e Gugu Liberato liderava de ponta a ponta no comando do “Domingo Legal” com incríveis cinco horas e meia de duração. Vale lembrar que a grade dominical do SBT incomodava bastante a Rede Globo e a disputa pela audiência nos domingos se restringia entre as duas…

No ano 2000 esqueça Geraldo Luís, Rodrigo Faro e “Domingo Espetacular” na Rede Record. A emissora exibia nas manhãs de domingo cultos da Igreja Universal e desenhos animados. No horário da tarde Eliana comandava o “Eliana no Parque”, uma versão atualizada do “Domingo no Parque” de Silvio Santos, esse programa dominical foi uma das condições para que a loira trocasse o SBT pela Record no ano de 1998. Reprise de episódios da “Escolinha do Barulho” também apareciam na grade da emissora. À noite, séries e filmes americanos encerravam a programação dominical da emissora da Barra Funda, em uma época onde seus índices alcançados eram bem inferiores se comparados com os de hoje…

O esporte sempre teve grande força na tela da BAND e no ano 2000 à emissora oferecia ao seu público grandes transmissões de importantes eventos esportivos com a narração do grande Luciano do Valle. O programa “Show do Esporte” ocupava grande parte da grade dominical da emissora do Morumbi. Filmes eram exibidos a noite, Milton Neves já comandava seus debates esportivos, fechando a grade da BAND com o tradicional “Canal Livre”.

O domingo da Rede TV! no ano 2000 já era quase todo arrendado por produções independentes. À tarde a emissora exibia o “TV Escolha”, Rubens Ewald Filho comandava uma sessão de filmes interativa onde o telespectador votava por meio do telefone no filme que gostaria de assistir. A noite era exibido o “Bola na Rede” no comando de Juca Kfouri que durante um bom tempo ficou a frente o debate esportivo alcançando expressivos índices de audiência.

É interessante destacar o desenvolvimento da Rede Record, da BAND e da Rede TV! nesse dia nobre da televisão. Com investimento em novas produções essas emissoras conseguiram disputar a audiência com a Globo e com o SBT que dominavam a parada. A Record com o “Domingo Espetacular” e a Rede TV! com o “Pânico na TV” conseguiram no ano de 2005 o inacreditável, derrotar Gugu Liberato (SBT) aos domingos. Claro que diversos fatores levaram a isso, porém provou que atrações que chamem a atenção do grande público tem fortes chances sim de se darem bem no domingo da TV.

Acompanhe a Coluna “Sou Telespectador” nas Redes Sociais:

Veja outros textos e curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/soutelespectador

Twitter: @soutelespectado

Compartilhar: