Coluna: O sucesso da marca “Naruto”
Sejam todos bem-vindos, sintam-se em casa, abram a geladeira, peguem a cervejinha gelada e se acomodem no sofá que já vai começar a aventura. Deixo aqui meus singelos agradecimentos aos meus queridos leitores da coluna “Fugindo do Óbvio”. Graças a vocês meus amigos a coluna vem sempre batendo recorde de acessos. Lembrando que está registrado os pedidos das leitoras Larissa Souza e Vithoria Gabriel, que solicitaram uma edição especial sobre o sucesso da banda RBD. Não teve a oportunidade de acessar o último texto sobre os brasileiros e sua meta literária? Então não perca tempo, clique AQUI e desfrute a vontade.
Já hoje vamos fugir do óbvio com… Naruto.

A escolha desse tema para a coluna baseou-se na enorme quantidade de fãs que este segmento japonês tem no Brasil. Apelo consumido cada vez mais após o pontapé inicial dado pela TV Tupi em 1965 ao estrear produtos nessa área em sua grade de programação. Antes mal vista, principalmente pelo baixo orçamento impregnado e pela falta de nexo para com suas estórias – situação que acabou por cair por terra anos mais tarde. Ganhou notoriedade e com isso investimentos cabíveis, o que desnorteou pacotes de animes mais delineados e com tramas mais densas.

Basicamente animes nada mais são do que desenhos animados produzidos pelos japoneses. Para eles os animes representam o conglomerado de desenhos animados elaborados pelo país, independente da sua origem ser de âmbito nacional ou estrangeira. Por sua vez o termo “anime” tem origem na palavra inglesa animation, que significa animação. Sendo assim sua forma de atuação funciona como uma base para tantos outros subprodutos, ou seja, “anime” é apenas um nome usual, procedimento que não se prende a todos seus estilos adjacentes. Desta forma entende-se que outros elos podem surgir do seu esqueleto principal, tal como seus gêneros podem se modificar – tais como: comédia, terror, drama, ficção científica, erótico, dentre tantos outros.

Originário do mangá homônimo distribuído por mais de 35 países, Naruto conseguiu quebrar a surpreendente marca de 200 milhões de cópias, tornando-se da noite para o dia um sucesso de crítica, fato que contribuiu para a aderência dos produtores do Studio Pierrot e Aniplex para adaptarem o mangá para a TV em forma de anime. Estreou no Japão pela TV Tokyo em 2002 e desde então alastrou-se mundo afora. No Brasil tanto o SBT quanto a Cartoon Network já detiveram o garoto da raposa de nove caudas na sua grade.

O seriado até o momento se divide em duas secções ecléticas, onde uma completa a outra. A primeira intitulada apenas como “Naruto” teve inicio em 2002 e foi concluída em 2007 com mais de 200 episódios. Logo após chegou ao mercado japonês “Naruto Shippuden” que está no ar até o presente momento.
Qual é a fórmula do sucesso de “Naruto”? Essa resposta é simples: a autenticidade e simplicidade da sua trama e consequentemente de seus personagens. Lições de moral, hombridade e amizade também fazem parte do desenho que apesar da pegada dark, ganha uma amenizada pela presença marcante dos laços cômicos de alguns personagens.
https://www.youtube.com/watch?v=6L2mWrmUGb0&spfreload=10
Todas as aberturas de Naruto
Seu roteiro é muito inteligente, surpreende o telespectador e agrega um “Q” de curiosidade sempre que possível. Instiga o público e faz com que o mesmo repense certas circunstâncias passadas. Outro ponto enfatizado é o que a falta de um elo familiar pode gerar no homem, suas sequelas decorrentes deste elemento – que muitas vezes percorrem a reclusão, desmotivação e descrença no semelhante. Porém o mais importante no anime é a força de vontade imposta a todo momento pelo personagem principal Naruto, que apesar das divergências encontradas ao longo das batalhas sempre arranja um jeito de se sobressair sobre seus problemas e levar consigo seus outros companheiros.
Melhores lutas do seriado Naruto
É nos pequenos detalhes que garantimos se determinado produto é realmente bom ou não, no caso do seriado/anime Naruto há fatores que se completam: o roteiro instigante, as sequências de ação, suas aberturas excêntricas, trilha sonora marcante e sobretudo a mensagem interna encabeçada pelas virtudes: respeito e conduta nobre.
Mangá, anime, filmes, jogos eletrônicos, artbooks e databooks são apenas alguns exemplos da marca Naruto ao entorno do mundo. Sinônimo de triunfo, os licenciamentos do emblema rondam a marca de milhões de reais. Consumismo exorbitante para um público difícil de se agradar. Infelizmente o criador do mangá anunciou em novembro passado o fim da saga, após 15 anos. Mais o legado continuará com a adaptação para a TV. O chakra da raposa de nove caudas permanecerá por muito tempo em nosso subconsciente.
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Agora sim posso me despedir, afinal já fugimos do óbvio por hoje.
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