“Os Velhinhos Se Divertem Na TV”? Eles são ricos, famosos e com vontade de trabalhar

O que faz um artista de mais de 30, 40, 50 e até 60 anos de profissão, bem-sucedido financeiramente, descartar a aposentadoria e continuar trabalhando na TV, já na casa dos 70, 80, 90 e até aos 100 anos de idade? Muitos construíram grandes patrimônios e já poderiam ter deixado a carreira de lado, para um merecido descanso e assim aproveitarem com maior intensidade, o restante de suas vidas.

No SBT, Silvio Santos está próximo dos 87 anos, com mais de 60 de carreira. Poucos aguentam o pique do apresentador, que chega a gravar por mais de oito horas num único dia. Silvio é bilionário, dono do SBT e de um conglomerado de empresas, e embora tire longas férias anuais nos Estados Unidos, parece que se aposentar está longe dos seus planos de apresentador. Na mesma emissora, o amigo Carlos Alberto de Nóbrega, não abre-mão do seu banco da praça, aos 81 anos. Moacyr Franco, com 80 anos, também não abandona o SBT, onde está há 20 anos. Já Raul Gil, com 79 anos, mesmo quando previamente cortado por Silvio Santos, no finzinho de 2016, sequer cogitou pegar “o seu banquinho e sair de fininho”. Está há 50 anos no ar. A rainha Hebe Camargo passou décadas no SBT, migrou para a RedeTV!, mas dias antes de falecer, retornou “simbolicamente” ao SBT, através de um novo contrato. Mesmo dona de uma fortuna, trabalhou até que sua saúde permitiu. Faleceu aos 83 anos, em 2012. E o que dizer da irreverente Dercy Gonçalves? Falecida em 2008, com 101 anos, atuou por 86 anos, entrando para o Guinness 2012. Chegou a ter um programa próprio no SBT, quando entrou na casa dos 90 anos.

Com idades entre 70 e 90 anos, eles são ricos, famosos e com vontade de trabalhar.

Na Globo, Fernanda Montenegro é sempre requisitada, mesmo com 87 anos. O casal Tarcísio Meira, de 81 anos e Glória Menezes, de 82 anos, juntos desde 1962, também continua forte no alto escalão de atores. Nicette Bruno, com 84 anos, não demonstra cansaço. Francisco Cuoco, com 83 anos, Mauro Mendonça, com 86, Laura Cardoso, com 89, Suzana Vieira, com 74, Lima Duarte, com 87, Betty Faria, com 77, Ary Fontoura, com 84; Renato Aragão, com 82, Aracy Balabanian, com 75 anos, Irene Ravache, com 73, e Milton Gonçalves, com 83 anos – também não dão sinais de que pretendem pedir a aposentadoria. Marília Pêra, só deixou de atuar, em 2015, quando faleceu aos 72 anos. Chico Anysio partiu em 2012, com 80 anos, atuando no humor até meses antes da sua morte. Jô Soares, com 79 anos, está em ano sabático na Globo.

Nem mesmo no jornalismo, pendurar os microfones é unanimidade. Boris Casoy, com 77 anos, continua como âncora, agora na RedeTV!, onde o famoso narrador Silvio Luiz, de 83 anos, também dá expediente. Cid Moreira, aos 89 anos, embora com menor frequência, ainda é utilizado pela Globo. Aos 76 anos, o colega Sérgio Chapelin, continua à frente de um programa em horário nobre global. Paulo Henrique Amorim, com 75 anos, permanece no comando da revista dominical da RecordTV. Joseval Peixoto, com 78 anos, segue âncora no SBT. Outrora, Joemir Beting ficou na Band, até 2012, quando faleceu aos 75 anos.

Idade não é empecilho na TV brasileira.

Há quem afirme que a fama vicia. No entanto, na maioria dos artistas com patrimônio acumulado, o ato de ser uma celebridade, não chega a ser um fator predominante para que estes famosos ainda continuem trabalhando. Na verdade, eles começaram a trabalhar desde cedo e foi o que fizeram durante a maior parte da vida. Ao se tirar o trabalho de um cidadão, se tira uma parte da sua identidade. Muitos preferem continuar na ativa, justamente para que a mente e o corpo estejam em movimento. É como que se a profissão fosse uma espécie de “elixir da longa vida”.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015.

colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest