Polícia Federal realiza grande operação e fantasma do “Caso Panamericano” volta aterrorizar Grupo Silvio Santos

A Polícia Federal investiga possível fraude na compra do Banco Panamericano pela Caixa e Banco BTG Pactual. A Operação Conclave foi deflagrada nesta quarta-feira (19) e um dos investigados é o empresário Henrique Abravanel, irmão do apresentador Silvio Santos que teve seu sigilo fiscal e bancário quebrado pela Justiça. A PF também realizou buscas por documentos na casa do irmão caçula de Silvio Santos.

A investigação envolve o processo de venda de ações do Panamericano, que era da família Abravanel (Grupo Silvio Santos), para a Caixa Econômica Federal em 2009. O banco foi vendido posteriormente para o BTG Pactual em 2011. Segundo a Polícia Federal, são cumpridos 46 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal. A apuração é sobre a prática de crimes de gestão temerária e gestão fraudulenta nos negócios.

Henrique Abravanel integrou o Conselho de Administração do Panamericano quando a gestão estava nas mãos da família. A Caixa comprou 49% das ações do banco em 2009 por R$ 739,3 milhões. No ano seguinte descobriu-se que a instituição financeira tinha um rombo bilionário. Em 2011, a família Abravanel saiu do negócio vendendo suas ações para o BTG Pactual.

Irmão de Silvio Santos é alvo de operação da PF que apura fraude no Banco Panamericano.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em março de 2012, o ex-presidente do Grupo Silvio Santos, Luiz Sandoval, falou sobre o negócio: “Muitos bancos menores tentaram ter a Caixa como sócia. Mas que banco tinha Silvio Santos como dono? Isso deixou a Caixa com olhos grandes. A Caixa também teria anúncios no SBT, desfrutando dos mesmos descontos dados às empresas do grupo. Segundo Sandoval disse à época, as negociações envolveram até o então Ministro da Fazenda, Guido Mantega, que “garantiu que o negócio interessava ao governo e iria sair”.

Silvio Santos prestou depoimentos em 2011 e mais recentemente em agosto de 2014. Na Justiça Federal, Silvio testemunhou como defesa de um dos réus na ação penal sobre o rombo de R$ 4,3 bilhões no Banco Panamericano, que um dia fez parte do seu conglomerado e quebrou em 2010. “Me diziam que o banco era uma maravilha”, afirmou Silvio, ao ser indagado se tinha conhecimento das fraudes. Silvio chegou a colocar todo o patrimônio como garantia, incluindo o SBT. A sessão foi marcada por indagações sobre o depoimento que ele próprio prestou à Polícia Federal em 2011. Na ocasião, disse acreditar que o presidente do banco, Rafael Palladino, era o “autor intelectual” da estratégia que levou ao rombo. Já em Juízo, declarou: “Acho que o Rafael deve ter concordado, mas não que tenha sido o autor intelectual. O cérebro era o Wilson (de Aro, ex-diretor financeiro do banco), esse era até professor de Finanças. O Rafael não é tão competente quanto o Wilson. Não é possível que o Rafael tenha sido o autor intelectual, não creio que tenha competência para isso. O Rafael é cunhado, sei lá”. Rafael Palladino é cunhado de Silvio e assim como Sandoval, ex-presidente do Grupo Silvio Santos, é alvo da Operação Conclave.

Lula recebeu Silvio Santos, em 22/09/2010, no Planalto. Dias depois, empréstimo bilionário é liberado como aporte para o Panamericano. Visita é citada pelo inquérito que investiga o caso.

A Operação Conclave apura se o negócio gerou prejuízo ao banco público, seus correntistas e clientes. A investigação identificou três núcleos criminosos: o de agentes públicos, responsáveis pelas assinaturas de pareceres e contratos, o de consultorias, contratadas para dar legitimidade aos negócios, e o de empresários, que conheciam a real situação das empresas.

O Grupo Silvio Santos foi procurado pela coluna, mas informou que não deve se pronunciar sobre o caso.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest