Coluna: Os quadros mais polêmicos da TV
Em busca da audiência a TV brasileira provou que faz de tudo, isso pode ser sinônimo de apelação e baixa qualidade para alguns, mas para outros o nome seria divertimento.
A verdade é que você, ao menos uma vez, já parou na frente da televisão para assistir esses quadros, alguns feitos até hoje. Eles fazem parte da história da nossa TV e são sinônimos de polêmicas e ibope.
5° – Teste de DNA do Ratinho (Programa do Ratinho – SBT)
Quando se fala em TV popular, poucos conseguem ser tão bons quanto Carlos Massa, ou melhor, o Ratinho. O mesmo teve a ousadia de fazer um programa para competir com a novela das nove da Globo, e seu ibope não é nada decepcionante.
O teste de DNA é um quadro consagrado na televisão. Nele, casais de todo país vão discutir a paternidade de uma criança, que sempre termina em confusão.
O motivo do sucesso é simples: As pessoas são curiosas e ao expor algo tão particular na TV não dá outra, a fórmula de baixaria e audiência é garantida.
4° – Sandálias da Humildade (Pânico na TV – RedeTV)

O antigo Pânico na TV foi considerado um dos programas mais anárquicos do humor nacional, sempre deixando os famosos em situação desconfortável.
O humorístico ainda carrega muitos desafetos, na RedeTV tiveram a brilhante ideia de calçar os famosos, que não paravam para conversar com a dupla Vesgo e Silvio, na “sandálias da humildade”.
As “Sandálias da humildade” fizeram vítimas como Luana Piovani, Maradona e a mais lembrada, com o saudoso Clodovil.
3° Mister M (Fantástico – Globo)

A frase mais usada pelos mágicos é: “Um bom mágico nunca revela seus truques”. Mas, essa premissa foi contrariada pelo ilusionista Val Valentino.
Em 1999, quando o “Fantástico” ainda era fantástico, Mister M fazia mágicas e ao final do programa revelava seu truque. A polêmica maior foi com os outros mágicos, que repudiam até hoje a atitude do colega de profissão, segundo o ilusionista, ele teve que fugir pelo fato de receber inúmeras ameaças de mágicos.
O quadro tornou-se um sucesso no Fantástico, depois no Gugu e posteriormente na Record como “Mágico dos mágicos”, mas o sucesso não seria o mesmo se não fosse pela locução de voz grave de Cid Moreira.
2° Teste de Fidelidade (RedeTV)

João Kleber sempre foi lembrado pelo sucesso e por suas polêmicas. Seu programa, “Tarde Quente”, em 2005, foi responsável por deixar a RedeTV fora do ar por 48 horas, devido a determinação do Ministério Público. Na ocasião, o programa foi acusado de violar os direitos humanos e divulgar a homofobia.
O Teste de Fidelidade, hoje, é acusado de ser combinado, mas antes, com o modelo Marcos Oliver, o programa conseguiu números satisfatórios de audiência.
Com a proposta de verificar se o parceiro ira trair, é colocado um modelo ou uma modelo para tentar seduzir o mesmo, o resultado é muito barraco para pouco programa.
1° Banheira do Gugu (Domingo Legal – SBT)

Gugu Liberato foi o pupilo de Silvio Santos, o verdadeiro menino de ouro do homem do baú. Ele apresentou diversos programas no SBT, mas se consagrou no comando do “Domingo Legal”.
Gugu foi por muitos anos o dono do Domingo no SBT, começando à tarde e terminando ao inicio da noite. Com uma audiência alucinante o programa chegou a ser líder por muito tempo.
O quadro em si era considerado apelação pura, mulheres famosas em uma banheira junto com homens em busca de um sabonete, uma brilhante ideia e um excelente pretexto para mostrar pessoas seminuas.
Sinônimo de polêmica e sucesso é o quadro mais lembrado da TV brasileira, com um tema característico (umba umba umba ê ♫).
Enfim, apesar de todos esses quadros terem uma veia de apelação para conseguir audiência, quem nunca parou um minuto para assisti-los não conhece a história da TV.
Pra você, qual quadro é o mais clássico da TV? Dê sua opinião, ela sempre será bem vinda.
Texto/Twitter: Gabriel Augusto

