SBT confirma restrições para exibição de novelas mexicanas baseadas em textos brasileiros – Globo nega impedimento

É grande a expectativa entre os fãs de novelas mexicanas para que as novas versões de dois clássicos da teledramaturgia brasileira sejam exibidos pelo SBT. As duas obras da Televisa, baseadas em obras nacionais, não são remake de atrações globais e sim inspiradas no acervo de Dias Gomes e Jorge Amado. A rede mexicana adquiriu os direitos de “O Bem Amado” e de “Dona Flor e seus dois maridos”. A primeira foi produzida e exibida no México, de janeiro a junho de 2017. Enquanto a segunda, já está em fase de pré-produção e deve estrear por lá em 2019.

A coluna do Bastidores da TV entrou em contato com as assessorias de Globo e SBT para verificar a legalidade de uma possível exibição das duas novelas pelo canal de Silvio Santos. A TV Globo afirma que não possui mais os direitos das obras de Dias Gomes e que as novelas produzidas pela Televisa são inspiradas nas obras originais e não são remakes de suas novelas, o que não viola direitos autorais da emissora carioca e em tese, não restringe suas exibições no Brasil.

Por outro lado, a assessoria do SBT afirma que não existe a intenção de exibir “El Bienamado” e “Dona Flor y sus dois maridos”, devido questões contratuais. O SBT possui direito exclusivo de exibição das obras da Televisa até 2021, mas tudo indica que os dois textos em questão não devem fazer parte do catálogo disponível para o Brasil, pelo menos por enquanto. “Existe restrição para a exibição desses títulos no Brasil e eles não estão disponíveis no momento”, afirma a assessoria de imprensa do SBT, ao jornalista Júlio Fantin.

Dois grandes sucessos globais, versões mexicanas de textos brasileiros poderiam salvar a faixa “Novelas da Tarde”, do SBT?

El Bienamado é uma telenovela mexicana produzida por Nicandro Díaz González para a Televisa. Foi exibida pelo Las Estrellas de 23 de janeiro de 2017 e 4 de junho de 2017, substituindo Tres veces Ana e sendo substituída por Mi marido tiene familia. A trama é uma nova adaptação da peça teatral brasileira “Odorico, o Bem-Amado” ou “Os Mistérios do Amor e da Morte”, de Dias Gomes, que deu origem a telenovela O Bem-Amado, produzida em 1973 pela Rede Globo. El Bienamado não é um remake desta telenovela, já que a Globo perdeu os direitos sobre os textos de Dias Gomes.

Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos romances mais conhecidos do escritor brasileiro Jorge Amado, membro da Academia Brasileira de Letras, que o publicou em 1966 e fora levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão. O último filme estreou em 2017. A minissérie exibida pela Globo foi produzida em 1998. A trama conta a historia de “Flor” (Ana Serradilla), que se casa com “Valentín” (Joaquín Ferreira), um simpático ladrão que é assassinado. “Flor” se recupera de sua perda e se casa com “Teodoro” (Sergio Mur). Tudo parece ir bem, até que “Valentín” regressa como fantasma no corpo de seu novo marido. A estreia no canal mexicano “Las Estrelas”, ocorre ainda no primeiro semestre do ano que vem.

 

Siga/Participe:

E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin

 

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest