SBT e Televisa – Um casamento que quase naufragou e hoje colhe frutos

julioo12111

A união entre a principal rede de TV do México e a segunda maior do Brasil é a causa maior pela retomada da vice, em todo Brasil, da emissora que ostentou o título, do seu início até 2007. Os frutos da parceria vão além das tramas mexicanas que ocupam parte da tarde e inicio da noite do canal de Silvio Santos. Após uma experiência sem sucesso com a Record, em 2014, Televisa e SBT fecharam um novo acordo que vigora de 2015 a 2019.

maria-do-bairro
Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro – trilogia de grande sucesso protagonizada por Thalia.

Em meados de 2007, a Record assume a vice e mergulhada numa crise existencial, o SBT abandona sua parceria com a rede mexicana, alegando falta de autonomia em sua teledramaturgia. Em 2011, fazendo valer cláusulas contratuais, o SBT volta a exibir as novelas mexicanas, ainda disponíveis em seu acervo. Em 2012, a grande virada acontece. O remake de Carrossel coloca o SBT novamente na briga pela vice e reaproxima a emissora com a Televisa.

"Isso, isso, isso": Em 1984, Chaves estreava no SBT e abria parceria com a Televisa.
“Isso, isso, isso”: Em 1984, Chaves estreava no SBT e abria parceria com a Televisa.

O SBT se reanima, começando com a clássica trilogia das Marias, seguida do fenômeno A Usurpadora. Novas tramas latinas estreiam com sucesso, o que lhe rendeu uma boa experiência, lhe devolvendo a audiência perdida nos últimos anos. A parceria se torna ainda mais fundamental, na conquista do público infantil. Com os remakes de Carrossel, Cúmplices de um resgate e, a partir de, novembro, de Carinha de Anjo, SBT e Televisa selam uma união promissora. A série Patrulha Salvadora, o anime e dois filmes da novela Carrossel também são frutos desta união. Com o licenciamento de produtos, as duas emissoras percebem a lucratividade de se unirem cada vez mais. Uma das últimas apostas é a turnê da banda de Cúmplices de Um Resgate que começa a rodar o Brasil.

capture-20150228-030624
A Usurpadora se torna um dos maiores fenômenos de audiência da história do SBT.

A Televisa se interessa muito pelo Brasil, país de grande competitividade. A Globo é sua maior rival na teledramaturgia mundial. Estar presente por aqui é uma questão estratégica. Ao longo dos anos, diversos artistas da rede mexicana estiveram no Brasil. Os programas do SBT receberam astros como Thalia, Gabriela Spanic, Lucero, parte do elenco de Chaves e RBD.

elianachaves
Momento histórico na TV. Em 30/11/2014, a Televisa flagra a emoção de Eliana ao exibir homenagem ao eterno Chaves, transmitida ao vivo pela Televisa e SBT.

Ate onde esta parceria pode ir? Há quem sonhe em ver por aqui astros mexicanos num especial produzido pelo SBT e Televisa. São 35 anos de SBT e cerca de 30 anos de parceria entre as duas empresas.

A Gata - nova aposta do SBT ja é sucesso em todo Brasil
A Gata – nova aposta do SBT ja é sucesso em todo Brasil

Quem sabe um dia, a parceria poderia resultar num especial “Mexico in Brazil”. Como sonhar, ainda é de graça vamos imaginar um evento num estádio de São Paulo unindo Thalia, Lucero, Maitê Perroni, Dulce Maria, o elenco do Chaves e atores que marcaram estas três décadas de cultura latina em solos tupiniquins.

carrossel-o-filme-continuacao
Carrossel foi sucesso no SBT, na década de 90. Em 2012, com remake brasileiro, emissora volta a brigar pela vice. Desenhos, filmes e série são lançados. Licenciamento de produtos bate recorde e parceria SBT/Televisa recomeça.

Siga:

Twitter: @jcfantin

Facebook: @julioportalg

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes.

X

Pin It on Pinterest

X