Coluna: ‘Teleton Brasil’ – Fazer o bem é bom

Coluna: ‘Teleton Brasil’ – Fazer o bem é bom

Paulo Carvalho logo

Olá, queridos leitores! Imagine que por uma decisão da vida, uma família tem uma criança portadora de deficiência e que, por medo de discriminação decidem esconder está criança da sociedade. Assim funcionava em muitas famílias, em partes envolvia a classe social e a “inclusão social” que na época não existia. Outro exemplo é de homens e mulheres que acompanhavam o ‘Teleton’, assistiam as histórias de famílias com crianças especiais e, não imaginavam que um dia passariam por isso.

‘Teleton Brasil 2015’: Um show de alegria, emoção e solidariedade vai invadir a sua casa durante pouco mais de 24 horas.

Eliana Daniel
(Os padrinhos do ‘Teleton’, Eliana e Daniel)

No Brasil, a “doação” começou com a audaciosa atitude de Hebe Camargo em pedir a Silvio Santos, transmitir a maratona da solidariedade no SBT,  com o objetivo de ajudar a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), uma entidade privada, sem fins lucrativos. Silvio aceitou o pedido da apresentadora e desde 1998, o Sistema Brasileiro de Televisão transmite uma vez ao ano o ‘Teleton Brasil’, com a abertura na sexta após as 22 horas até o seu encerramento a meia-noite de domingo ou até o programa bater a meta estipulada, mais de 24 horas para mostrar ao público, com os artistas que estão no cotidiano dos telespectadores do próprio SBT, de cantores, artistas e contratados de outras emissoras, à vida e histórias de famílias por todo o país. 

Além da chegada do ‘Teleton’, o interesse coletivo em conscientizar a população e estas famílias de que tais pessoas eram normais e que mereciam uma vida livre, uma vida normal foi e é o principal interesse do ‘Teleton’ no Brasil e nos outros países. A esperança na vida das crianças, das pessoas com necessidades especiais havia chegado com a expansão da AACD pelo Teleton e muito mais que isso, por você e por todos que doam para ajudar uma causa nobre, uma causa para ajudar pessoas e crianças sem nenhum tipo de sensacionalismo armado. Ter o sentimento de compaixão, uma bondade amorosa depois de assistir uma história de vida não é errado, é humano. Por falar em senso de humanidade:

Xuxa Teleton
(Xuxa foi uma das liberações cedidas pela Rede Record)

Até que enfim, Record! A alta cúpula da emissora do Bispo Edir Macedo acabou convencida de que o Teleton está acima da disputa de emissoras. A emissora que há poucas semanas ter decidido ignorar a maratona e não liberar nenhuma estrela da casa acabou recuando da decisão de não ceder seus artistas. Agora, quatro integrantes do casting da Rede Record foram liberados: César Filho, Gugu Liberato, Luiz Bacci e Xuxa Meneghel foram liberados para o Teleton. Se nada mudar, Xuxa Meneghel entra na noite de sexta-feira com Eliana, Victor & Léo, Daniel e Ivete Sangalo, sábado de manhã será a vez de César Filho e no período da tarde a Record será representada por Gugu Liberato (Gugu e Ratinho estarão juntos no palco). Luiz Bacci, por ter a liberação cedida recentemente, não estava no cronograma.

Leia a nota da Rede Record: “A direção da Record entendeu que a causa está acima de tudo, por isso foi revista a posição que havia sido tomada. Os sinais que vieram do SBT também ajudaram a modificar essa decisão, o que não significa que o assunto Danilo Gentili esteja encerrado”, informou a emissora. A liberação existe, mas deixam claro que estão chateados com o Danilo. Danilo Gentili ultimamente tem virado saco de pancada de pessoas ou emissoras, nesse caso, que jogam suas responsabilidades nos outros. Silvio Santos usou sua força, mudou os mandamentos dos Bispos da Rede Record e, na pressão, a liberação aconteceu. 

Parabéns para: Rede Globo, Rede Record, Rede TV pela liberação de seus artistas, para a TV Cultura que transmitirá simultaneamente a maratona e a todos os patrocinadores e apoiadores em todos os ramos empresariais. A causa é nobre e a união faz a força.

Solidariedade, um ato de bondade com o próximo, uma união de interesses. É fazer o bem e querer algo em troca, posteriormente. Ao que parece ninguém notou que o termo “solidariedade” não cabe para o evento. O ‘Teleton’ vai além de qualquer interesse, são milhões de pessoas que doam além do dinheiro, um pedaço da sua alma, um pedaço do seu coração, do seu senso de humanidade. São pessoas que enchem o coração de outras pessoas com o próprio. Isso é o Teleton. 

Uma maratona que deveria ser considerada ‘A Maratona da Família’ acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro. O ‘Bastidores da TV’ apoia a maratona, estará dentro do SBT nos dois dias para acompanhar os bastidores do ‘Teleton Brasil 2015’ e trará todas as informações do maior evento em prol das crianças da AACD.

Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaPCarvalho

Compartilhar: