Tendência: Globo, SBT e Record deixam de ter exclusividade com grandes produtoras de filmes e séries

Tendência: Globo, SBT e Record deixam de ter exclusividade com grandes produtoras de filmes e séries
Nova realidade: contratos visam dar preferência e não exclusividade.

O Bastidores da TV divulgou, com exclusividade, na tarde desta sexta (05), o que é a mais nova tendência do mercado de filmes, séries e animações. Diferentemente do que a imprensa divulgou, a Rede Globo não possui contrato de exclusividade com a Warner, ex-parceira exclusiva do SBT, por 15 anos. A emissora também não tem exclusividade com outras grandes produtoras, conforme apurou a coluna em primeira-mão. Com o fim do contrato exclusivo da Record TV com a Universal, anunciado nesta semana, as três grandes redes de TV, passam a adquirir produtos avulsos ou através de grandes pacotes. O SBT, desde 2013, já faz prática desta nova realidade de negociações. É importante salientar que a compra de novos pacotes acaba priorizando a parceria entre produtoras e emissoras. Isso não é exclusividade e sim preferência, devido o volume dos valores negociados.

Nova realidade: novos contratos visam dar preferência e não exclusividade para as emissoras.

A Globo não tem exclusividade com a Warner, nem com nenhuma grande produtora de filmes e séries estrangeiras. Ela tem o que se chama de uma “Negociação de Volume”, ou seja, se compromete a comprar um “x” valor por ano. Só isso. 

Curiosamente no último dia 29 de agosto, a Globo anunciou parceria com a Warner, por vários anos, mas não divulgou a validade do contrato. O SBT teve parceria exclusiva com a Warner até 2013, mas que não foi renovada pelo alto custo.

No momento, o SBT não possui contrato de exclusividade com nenhuma grande produtora e nada impede que a emissora compre novos produtos da Warner ou outras distribuidoras. Do mesmo modo que a “parceria” de SBT e Disney para a exibição diária do “Mundo Disney”, não impede a exibição de filmes da produtora pela Globo. No SBT, hoje, desenhos, séries e filmes são comprados separadamente. “Quanto aos filmes, a emissora está utilizando um pacote de várias produtoras, cujos contratos estão em vigência”, afirma a assessoria do SBT.

 Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Pin It on Pinterest