TOP 10: os melhores do ano na televisão brasileira em 2015
Faltando dois meses para o término do ano, esta coluna lhes apresenta os melhores da TV em 2015.
Elegemos os maiores destaques que mostraram que ainda existe na televisão brasileira, qualidade e criatividade no deserto de novas idéias que ela tem se transformado. Veja a lista abaixo:
10. JORNAL NACIONAL (TV Globo)
O principal jornal da televisão brasileira ganhou uma nova cara em 2015.
O jornalístico que caminha para cinco décadas no ar pela Rede Globo, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, ganhou uma nova linguagem e também abriu espaço para a movimentação de seus apresentadores. Mais informal, o telejornal redefiniu o conceito “Padrão Globo” e mostrou que está disposto a se adaptar aos novos telespectadores.
Um jornal que se atualizou para uma sociedade atualizada.
9. MÁQUINA DA FAMA (SBT)
Uma dos programas mais bem executados da televisão brasileira dos últimos anos, certamente merece ser lembrado nesta lista.
Apresentado por Patrícia Abravanel, que tem se tornado cada vez melhor, a atração acabou dando o tom certo em Patrícia, que aproveitou a oportunidade e se encontrou como apresentadora.
O programa, que recria apresentações e clipes memoráveis de cantores no palco da atração, dá um show no quesito cenário e figurinos, oferecendo toda segunda, um dos melhores programas da televisão aberta. Vale à pena conferir.
8. A REGRA DO JOGO (TV Globo)
Uma das novelas mais aguardadas dos últimos tempos acabou chegando com tanta vontade, que derrapou logo cedo na audiência.
De autoria de João Emanuel Carneiro, o mesmo de “Avenida Brasil”, e direção de Amora Mautner, a novela com cara de série policial americana, tem apresentado uma boa história, rodeada por excelentes interpretações.
Com inovações que vão desde câmeras escondidas dentro do cenário da novela até um ritmo acelerado de acontecimentos, a história que não tem empolgado tanto no IBOPE, mostra que criatividade ainda continua sendo o forte de seu autor.
É uma excelente novela, que ainda vai dar o que falar…
7. BATALHA DOS CONFEITEIROS (Rede Record)
A onda de reality’s culinários parece ter vindo definitivamente para ficar na TV.
Apostando neste segmento, a Record recorreu ao famoso Cake Boss, Buddy Valastro, para comandar a sua “Batalha dos Confeiteiros” no Brasil. O resultado desta receita só poderia ser transformado em sucesso.
Desde que estreou, o programa tem se mantido nos dois dígitos de audiência, e desbancou o “MasterChef” como o programa culinário de maior audiência do país.
6. ALÉM DO TEMPO (TV Globo)
A nova novela das seis, da TV Globo, vem arrancando suspiros e elogios dos noveleiros de todo o Brasil.
A trama de Elisabeth Jhin, que retrata o amor impossível entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso), abordará a reencarnação na sua segunda fase que estreia em breve.
É uma novela que há tempos, não cativava tanto o público das seis, e que merece todo o praise que vem recebendo devida a sua ousadia em arriscar uma nova narrativa de tempo. Se dará certo ou não, teremos que assisti-la.
5. BAKE OFF BRASIL (SBT)
A primeira temporada do reality sobre doces, apresentado por Ticiana Villas Boas, no SBT, foi sem dúvidas, o maior acerto da emissora de Silvio Santos neste ano.
O programa “The Great Bake Of”, da BBC, que foi sucesso em mais de vinte países, desembarcou na emissora paulista com a promessa de não fazer feio, e vem apresentando um show de qualidade e de belíssimas imagens.
Os dois jurados, o empresário Fabrizio Fasano Jr, e a chefe confeiteira Carolina Fiorentino, merecem elogios pela performance apresentada, e a condução de Ticiana no programa, tem sido a cereja do bolo. Alcançando a vice-liderança nas noites de sábado pelo SBT, a segunda temporada do programa já está confirmada.
4. OS DEZ MANDAMENTOS (Rede Record)
Um dos maiores sucessos do ano, o folhetim bíblico de Vivian de Oliveira, iniciou um capítulo especial na teledramaturgia brasileira.
A novela que reconta a saga bíblica de Moíses, em busca da libertação do povo hebreu, tem incomodado constantemente o “Jornal Nacional” e a novela “A Regra do Jogo”, da Rede Globo.
Alcançando índices cada vez mais expressivos, na casa dos 19/20/21 pontos, a superprodução da Rede Record, com capítulos orçados em torno dos R$ 700 mil, recolocou novamente a TV Record na briga pela liderança, depois de sucessivos fracassos da sua dramaturgia. A qualidade da novela chegou a ser elogiada por profissionais de Hollywood, que cuidam dos efeitos especiais da produção.
Em breve, será exibido o capítulo especial em que Moíses abre o mar vermelho, e que promete entrar para a história da dramaturgia brasileira.
A emissora da Barra Funda se animou tanto com a novela bíblica, que está programada para 2016, “Josué e a terra prometida”. Vamos aguardar.
3. XUXA (Rede Record)
Longe de ter um programa de destaque, mas bem mais próxima do seu público, Xuxa Meneghel, 52, surpreendeu o público brasileiro ao trocar a Rede Globo de Televisão, casa em que trabalhou por mais de trinta anos, pela TV Record.
O programa, no entanto, estreado recentemente na tela da Rede Record, está bem longe de ser algo memorável dentro de seus anos de trabalho, mas a coragem e a força de vontade da apresentadora em iniciar um novo capítulo da sua gloriosa carreira, são dignas de aplausos.
O melhor do programa da Xuxa acaba sendo a própria Xuxa, e é a Xuxa, apresentadora, que merece a terceira posição da nossa lista.
2. VERDADES SECRETAS (TV Globo)
A novela de Walcyr Carrasco, com direção de Mauro Mendonça Filho, foi um dos maiores acertos da teledramaturgia dos últimos tempos.
Desde “Avenida Brasil”, não tínhamos uma novela tão densa quanto apresentou “Verdades Secretas”. Trazendo à tona como pano de fundo o submundo da moda, a novela trouxe a reflexão sobre o “book rosa”, prática de sexo pago para modelos.
Em um tempo que caminhamos a passos cada vez maiores para o conservadorismo televisionado, o público aceitou a trama e abraçou a sua história até o fim. Sorte a nossa, que fomos agraciados com a descoberta de Camila Queiroz, a Angel, e a atuação esplendorosa de Grazi Massafera, digna de Oscar, encarnando uma ex-modelo que se envolvia no mundo das drogas.
1. MASTERCHEF (Band)
A segunda temporada do reality culinário do momento, sem dúvidas, merece todo o reconhecimento e o topo da nossa lista.
No comando de Ana Paula Padrão, o programa conta com a presença dos chefes de cozinha Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. O trio afinado em suas críticas, temperando-as com doses de humor, trouxe ao reality tudo que nós, telespectadores, adoramos em um programa: adrenalina, nervos à flor da pele e muita comida.
Destaque também para a presença da participante Jiang Pu, que caiu nas graças das redes sociais. Com o sucesso do formato, a Band estreará nos próximos dias, a versão mirim do programa, que certamente será mais um grande êxito.
E esses foram os dez melhores de 2015 na televisão brasileira. Você concorda com a nossa lista?
A coluna apresentará na próxima semana os dez piores do ano na televisão brasileira. Você tem algum palpite?
Mande sua sugestão para o email: murilo.freire@outlook.com ou no Twitter: @TeIespectador

