Coluna: Troca-troca: Globo encerra 4 novelas e estreia 2 novas produções

Julioo12111Com ou sem sucesso, as produções da TV Globo seguem sempre um bom planejamento. Algumas tramas causam grande repercussão, enquanto outras patinam na audiência. E mesmo quando a novela é sucesso, a maior emissora de TV do Brasil, costuma seguir um cronograma, não estendendo muito suas histórias. Por isso, inevitavelmente as tramas chegam ao fim praticamente juntas. As vezes é a novela das 19h com a das 21h, outras ocasiões a das 18h com a das 21h e assim aleatoriamente. Em 2012, a dobradinha Cheias de Charme e Avenida Brasil foi um sucesso. As duas tramas, no entanto, chegaram ao fim praticamente juntas.

globo_hdtv_logo

Entre o final de agosto e começo de outubro, a emissora anuncia novidades em suas telenovelas. Apenas Malhação (que estreia nova temporada em 22 de agosto) e Haja Coração (19h), permanecerão no ar. O sucesso Eta Mundo Bom, das 18h, dá lugar a Sol Nascente, que estreia em 29 de agosto. Também para o fim de agosto tem a volta das empreguetes no Vale a Pena Ver de Novo. Cheias de Charme assume a faixa de Anjo Mau. Agosto também encerra o ciclo de Liberdade, Liberdade. A novela das 23h não terá substituta. A Globo exibirá a série Justiça que contará quatro histórias diferentes que se interligam em determinados momentos, sendo cada dia da semana dedicado a uma delas – exceto às quarta-feiras, quando a série não é exibida. E por último, Velho Chico que poderia chegar ao fim no início de setembro, devido a baixa audiência, esboçou uma reação nas últimas semanas alcançando média na casa dos 30 pontos na Grande SP. A Lei do Amor está prevista para estrear entre o fim de setembro e início de outubro, na faixa das 21h.

Os próximos dias podem resultar em uma grande mudança nos números de audiência da Globo. Se Cheias de Charme repetir o sucesso de sua primeira exibição, assim como a reprise de O Rei do Gado atingiu, há possibilidade de Sol Nascente manter a emissora na casa dos 30 pontos? E A Lei do Amor ampliará os números herdados de Velho Chico? Já a faixa das 23h ficará sem novela até 2017. A série Justiça e a faixa de shows manterão os bons índices? Televisão é planejamento e investimento, mas as vezes é pura loteria. Vamos aguardar os próximos capítulos!

 

Siga:

Twitter: @jcfantin

Facebook: @julioportalg

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes.

X

Pin It on Pinterest

X