Coluna: Um “Caso Encerrado” de decepções

Coluna: Um “Caso Encerrado” de decepções

10484796_779370175427385_4794009689911964517_n

Olá, olá! É domingo e aqui estamos mais uma vez, graças a Deus! É uma satisfação imensa produzir esta coluna para vocês e um prazer fazer parte da equipe do Bastidores. Aqui, falaremos sobre TV, traçando uma linha crítica dos programas apresentados. Antes de mais nada, vale lembrar que uma crítica pode ser boa ou ruim, depende mesmo é da qualidade do programa. De todo modo, é a partir delas que podemos crescer e melhorar e essa, poderá ser nossa maior contribuição para a televisão brasileira. Então, entre sem bater, debata pra valer e nos acompanhe sempre!

Não é de hoje que a televisão brasileira é invadida por produtos estrangeiros. Isso, na verdade, está na raiz das emissoras. Praticamente todas elas exibiram em algum momento, ou ainda exibem, algum programa que não é feito no Brasil ou que o formato seja importado por alguma produtora. Isso sem citar os filmes que, inevitavelmente, vem da indústria cinematográfica estrangeira. As importações destes programas não se tornariam problemas se não causassem nas emissoras uma relação de dependência, ou se ideias inovadoras brasileiras não sumissem da tela da nossa televisão.

Negar que alguns destes programas “enlatados” fazem a nossa alegria, é mentir e desconsiderar a qualidade e relevância deles na TV aberta. Não há como negar, por exemplo, que “Chaves” é único e que, ainda que poucos não gostem, o sucesso do menino da vila vem do reconhecimento do humor diferenciado que a série apresenta. São 32 anos de lideranças e vice-lideranças em audiência! Citei um número e já posso usá-lo também, para exemplificar a dependência do SBT pelo seriado mexicano. Atualmente, mais de uma hora do horário nobre da emissora de Silvio Santos, é ocupada por “Chaves”. Há quantos anos mesmo o seriado é usado para impulsionar a programação? Particularmente, não nego que não perco o “El Chavo del Ocho” porque ele ainda é capaz de me fazer dar risadas, mas não deixo de pensar que alguns projetos, nacionais e inéditos, poderiam dividir o horário com o “garoto” e mostrar os avanços nas produções do SBT.

Chaves é exibido dás 18:30min. às 19:45min. de segunda a sexta, na tela do SBT.
Chaves é exibido dás 18:30min. às 19:45min. de segunda a sexta, na tela do SBT. Seriado tem impulsionado audiência do horário nobre da emissora.

O Brasil é enorme e tenho certeza que milhares de talentos estão escondidos. Ideias que são como pedras brutas e poderiam ser lapidadas para se tornarem diamantes, são descartadas ou então, permanecem enterradas. Entre os palpiteiros sobre TV e aqueles que, na simplicidade, queriam assistir um show de criatividade, sobram, muitas vezes, as luzes do Stand-by ligadas… As histórias nos livros ficam um tanto mais criativas e a internet suga aqueles que não querem ler. As novidades na televisão tem se resumido as novelas que nada mudam, aos programas com formatos usados a décadas e aos enlatados que, pelo menos, são mais ousados!

Existem “N” formas de coletar estas ideias, falta mesmo é disposição! Sempre que penso em novidades, lembro do início da década passada, o início dos anos 2000. Programas de sucesso como “Casa dos Artistas”, “Big Brother Brasil” e “Show do Milhão” eram sem dúvida, parte da programação diária dos brasileiros. Embora os formatos não vieram de ideias brasileiras, ao menos faziam parte de um pacote de “reais novidades”. Quem dera surgisse ao menos um “Você Decide” por ano! Caso não saiba, o formato do “Você Decide”, exibido com êxito pela Globo, foi criado no Brasil e exportado ao mundo.

Programa foi sucesso na tela da TV Globo na década de 90 e pode voltar em breve.
Programa foi sucesso na tela da TV Globo na década de 90 e pode voltar em breve.

Infelizmente, antes mesmo que novas ideias possam entrar em prática, o mercado já exigiu mudanças e as emissoras já acataram e retiraram do ar produções que poderiam render um pouco mais. Sábado passado, saiu do ar o programa “Arena SBT”. Tentativa da emissora de retomar a cobertura esportiva, o programa surgiu pela Copa e se foi com o fim da competição. Desde o começo o formato mereceu atenções, mas agora que estava tomando forma e subindo o IBOPE, saiu do ar. Em seu lugar, ontem, retornou a grade o “Caso Encerrado”. Um telebarraco estadunidense que é dublado para ser exibido no Brasil. O resultado? 30% menos audiência e mais uma vez, talentos brasileiros perdendo espaço!

O "Arena SBT" durou apenas 4 meses no ar e era apresentado nos fins das noite de sábado do SBT.
O “Arena SBT” durou apenas 4 meses no ar e era apresentado nos fins das noites de sábado do SBT.

 

Eu sou Fábio Melo e este foi o nosso, “Ponto de Conversa”!

Sigam-me no twitter @FabioMelo18 .

Curtam, comentem e compartilhem se gostarem desta Coluna. Mandem-me ideias de temas que podemos conversar!

Grande Abraço! Até semana que vem, #fuuui!

 

Compartilhar: