As razões do sucesso, a consagração, e o fim de “The Big Bang Theory”

Em agosto deste ano, CBS e Warner anunciaram o fim de uma das produções de maior sucesso na televisão estadunidense, a série The Big Bang Theory. A informação de encerramento do seriado divulgada aos espectadores foi de agradecimento e uma promessa de final surpreendente. “Seremos eternamente gratos aos nossos fãs que apoiaram ‘The Big Bang Theory’ nas últimas doze temporadas. Nós, junto ao elenco, roteiristas e toda a equipe, estamos extremamente felizes com o sucesso do show e queremos entregar um final de temporada, e um final de série, que levará ‘The Big Bang Theory’ a um desfecho épico”, declararam em comunicado a Warner, CBS e Chuck Lorre — produtor da sitcom.

A série, lançada em 2007, é protagonizada por Jim Parsons, Johnny Galecki, Simon Helberg e Kunal Nayyar, e mostra a história desse grupo de amigos nerds após a chegada de Penny (Kaley Cuoco) em suas vidas. Diferentemente dos quatro amigos homens, que são do ramo científico, Penny é uma atriz frustrada e muda completamente a vida dos colegas nerds ao longo do seriado.

O SUCESSO

Fazendo uso de um formato consagrado nas sitcom’s, com duração média de vinte minutos por episódio, TBBT criou solidez nos personagens ao longo das temporadas e “exportou” Sheldon Cooper ao mundo da cultura pop, com frases de um indivíduo pouco sociável e trejeito peculiar, que caiu rapidamente no gosto do público. As atuações renderam ao intérprete de Sheldon, Jim Parsons, diversos prêmios, incluindo o Emmy e o Globo de Ouro.

Como o seriado aborda a vida de nerds, nada mais natural do que haver diversas referências sobre o mundo do cinema, quadrinhos, games, ciência e, inclusive, contar com a participação de atores consagrados na série, o que tornou The Big Bang Theory ainda mais cativante com o passar do tempo.

A CONSAGRAÇÃO

Não demorou muito para a série alcançar um alto patamar na audiência da TV norte-americana; com diversos recordes ao longo de mais de uma década de existência, a sitcom chegou a bater até o futebol americano — esporte mais assistido na terra do Tio Sam — em número de espectadores. Isso fez com que produções derivadas de TBBT fossem consideradas como substitutas; em setembro de 2017, um spin-off apareceu: “Young Sheldon”, série que conta a vida de Cooper na infância com sua família, foi lançada no mesmo canal que transmite “Big Bang Theory”. A premissa da sitcom é a relação de um indivíduo diferente das outras crianças e sua relação com os familiares, que precisam compreender e educar o jovem gênio.

O FIM DO SERIADO

Um dos maiores empecilhos durante a série foi o preço cobrado pelos atores. Com um grande crescimento no valor dos vencimentos do elenco ao longo dos anos, Johnny Galecki, Jim Parsons e Kaley Cuoco chegaram a receber por volta de US$ 1 milhão por episódio — isso fez com que o valor cobrado por outros atores do elenco também aumentasse. E, além das especulações de saída de alguns artistas do seriado, o desgaste do roteiro também foi um motivo de crítica por parte dos fãs.

Com o anúncio feito em agosto deste ano, TBBT chega ao fim e deixa tristeza não apenas para os fãs, mas também para os atores, como disse a intérprete de Penny, Kaley Cuoco. “Foi um sonho que se tornou realidade. Não importa quando terminasse, meu coração sempre se partiria em dois”.

Pin It on Pinterest