Afiliadas da Rede Globo vão exibir especiais regionais inéditos

Afiliadas da Rede Globo vão exibir especiais regionais inéditos

Tão grande e plural quanto o Brasil, são os talentos do audiovisual espalhados pelo país, que iluminam as peculiaridades das culturas regionais. Neste fim de ano, quatro especiais inéditos, realizados por produtores, autores, diretores e elenco de cada região, vão ao ar na Globo Minas, na Globo Nordeste, na Globo Brasília e na TV Verdes Mares, do Ceará. Com consultoria dos diretores  José Alvarenga Jr.  e  Luiz Henrique Rios, o objetivo deste projeto da Globo – em parceria com a Globo Filmes –  é promover um diálogo mais íntimo com a comunidade local, valorizando a vocação brasileira de contar boas histórias.

Com roteiro de Cadu Pereira e direção de Rodrigo César, “A Presepada”, produzido pela ZQuatro Studio, será exibido no sábado, dia 15 de dezembro, às 14h, na Globo Nordeste. O espertalhão Hiltinho (Tay Lopez) assume a identidade do Frei Fernando (Filipe Enndrio) após aplicar um golpe na sua cidade. O malandro vai parar em uma igreja em Belém de Nazaré e conquista não só paróquia, que passava por dificuldades financeiras e sofria com a pouca adesão de fiéis, mas também a filha do prefeito (Zé Ramos), Elaine (Camila Bastos). Os dois se unem para realizar a tradicional Cantada de Natal e a interpretação do presépio, evento que mobiliza a cidade. Contrariado com o rebuliço causado por Hiltinho, o prefeito corrupto descobre sua verdadeira identidade e denuncia o falso frei para a filha, para a polícia e para o padre da paróquia.

Os cearenses assistem, no dia 23, após o ‘Fantástico’, o especial “Baião de Dois”, pela TV Verdes Mares. Produzido pela Deberton Filmes, o especial tem roteiro de André Araújo e direção de Allan Deberton e André Araújo. Com os festejos de fim de ano batendo à porta, Seu Aristeu (Nonato Carvalho), dono da barraca de praia Baião de Dois, faz uma reunião e anuncia para os funcionários que o estabelecimento vai abrir na noite de Natal. A notícia cai como uma bomba. A ajudante de cozinha Iracema (Larissa Goes) já estava com passagem comprada para o interior. O garçom Zezé (João Fontenele) estava ansioso para comemorar, pela primeira vez, a data  com a filha Nayara, de 8 anos, que vive com a mãe e o padrasto em uma cidade vizinha. Já a cozinheira Santa tinha combinado de beber vinho e brincar de amigo secreto com um grupo de amigas.

Já a Globo Brasília exibe, no dia 24, após o ‘Jornal Hoje’, o especial “Fuga de Natal”, escrito por Davi Mattos, Gui Campos  e Santiago Dellape, com direção de Gui Campos. Produzido pela Gancho de Nuvem e Lumiô Filmes, o filme narra as histórias de João Pedro (João Antônio), um pioneiro da construção da capital que se sente esquecido, e de Leon (Chico Sant’anna), um ator que vive recordando seus dias de glória no palco. Veteranos no Rancho dos Velhinhos, os dois disputam a atenção da recém-chegada Judite (Paula Passos), deprimida com o primeiro Natal longe de sua maior paixão: cantar no coral da igreja. Os rivais se unem para executar um improvável plano de fuga e tentar devolver a alegria para sua amada. Juntos, os três cruzam o Distrito Federal para fazer as pazes com o passado e viver um Natal como nos velhos tempos.

Também no dia 24, após o ‘Jornal Hoje’, vai ao ar na Globo Minas o especial “Dia de Reis”, de Alexis Parrot, com direção de Marcos Pimentel. A obra, produzida pela Tempero Filmes, mostra como Dora da Viola (Bárbara Collen), acolhida por pescadores após um naufrágio no Rio do Chico, se faz passar por homem para tocar no tradicionalista grupo de Folia de Reis da cidade de Ilíria, e acaba encontrando seu grande amor. Ao se passar por Cesário, Dora ganha a função de seresteiro e pombo correio de Orsino (Germano Melo), um renomado capitão de Folia da região, que quer conquistar a viúva Olívia (Talita Braga). No entanto, ela acaba se interessando por Cesário, sem desconfiar que se trata, na verdade, de uma mulher disfarçada. Por ironia do destino, Dora se apaixona por Orsino, e ele, mesmo sem entender seus sentimentos, passa também a se interessar por aquela figura misteriosa.

Compartilhar: