Atriz da série Chaves morre aos 72 anos no México

Morreu, aos 72 anos, a atriz mexicana María Luisa Alcalá, conhecida no Brasil por ter participado da série “Chaves”, exibida pelo SBT. Ela foi velada na Cidade do México e o corpo foi cremado nesta segunda-feira (22). De acordo com familiares, a artista morreu de causas naturais e tinha problemas cardíacos. Segundo seu empresário, Alcalá passou os últimos anos com depressão.
No humorístico mexicano, Alcalá interpretou Malicha (virou Malu na dublagem brasileira) e participou de três episódios em 1974. Ela entrou na série para substituir Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, que havia deixado o programa no final do ano anterior. Coincidentemente, ela morreu no mesmo dia em que Roberto Gómez Bolaños, criador da série, completaria 87 anos.
A morte da atriz, confirmada pelo empresário dela ao jornal mexicano El Universal no último domingo, pegou de surpresa fãs e colegas de trabalho, porque dez dias atrás a artista havia publicado uma foto no Facebook e informado que estava trabalhando.
“Estamos consternados, pegou todos nós surpresa, tive a oportunidade de jantar com ela e compartilhar seus últimos momentos”, afirmou o filho dela, Gabriel Espinosa Alcalá ao site da rede mexicana Televisa.
Segundo o empresário dela, a atriz passou os últimos anos com depressão. “Luisa viveu com uma depressão forte assim que perdeu seus pais e ficou sozinha no mundo, somente com seus filhos, posteriormente a falta de trabalho, ela foi uma pessoa profissional”, disse Juan Carlos Aguilar.
Além de “Chaves” Alcalá atuou em mais de 20 filmes e em novelas famosas no Brasil, como “A Usurpadora”, de 1998, onde interpretou Filomena, a vizinha de Paulina, “A Madrasta” (2005), “Esmeralda” (1997), “O Privilégio de Amar” (1998) e “Amy, a Menina da Mochila Azul” (2004).
