Centenário do Grupo Globo ganha selo institucional dos Correios
Em celebração aos 100 anos do Grupo Globo, os Correios lançaram um selo institucional em homenagem à data. A peça postal foi apresentada em evento realizado nesta terça-feira, dia 29 de julho, no Instituto Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, conduziu o evento filatélico que homenageou o centenário do maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil e da América Latina. Participaram da solenidade a secretária-executiva no Ministério das Comunicações (MCOM), Sonia Faustino, e o presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho.
“Para nós, dos Correios, é uma honra participar de um marco tão significativo para a história do Grupo Globo e de milhões de brasileiras e brasileiros. O selo institucional é uma homenagem merecida à trajetória de sucesso e à contribuição do Grupo Globo para a cultura e a informação no país. Esperamos que esta peça postal simbolize o orgulho e o reconhecimento de todos os colaboradores, parceiros e espectadores que fazem parte desta história”, destacou o dirigente da estatal.
“Participar da celebração deste primeiro centenário é reconhecer a importância deste grupo na formação da nossa sociedade. Esse selo não é apenas uma homenagem, mas um registro histórico. É a lembrança de que, ao longo de 100 anos, a Globo se tornou parte da memória afetiva e da identidade cultural do nosso país. Assim como as cartas levadas pelos Correios, as notícias, programas e conteúdos da Globo viajaram e continuam viajando por todo o Brasil, conectando pessoas, ideias e histórias”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A secretária-executa do MCOM e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sonia Faustino, reconheceu em sua fala a relevância do Grupo Globo para a formação social brasileira. “Temos um compromisso firme com a democratização do acesso à informação e à tecnologia. Esse é um princípio do governo do presidente Lula, que temos o orgulho de compartilhar com o Grupo Globo. Participar da celebração deste primeiro centenário é reconhecer a importância deste grupo na formação da nossa sociedade. Os veículos e produtos Globo estão presentes na vida de milhões de brasileiros, de todas as classes, idades e regiões do país, gerando conhecimento, informação e entretenimento’, disse a secretária.
O presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, reforçou a visão institucional que permeia todo o conglomerado de mídia. “É com muito prazer que a gente recebe essa homenagem. Com a comemoração desse centenário, buscamos todas as nossas referências históricas. E tem sido um processo muito interessante perceber que o nosso jeito de ser nasceu lá no início do século, com Irineu Marinho. Para mim, o grande destaque deste centenário é percebermos que mudam os processos, mudam a tecnologia e o ambiente competitivo, mas a nossa essência é sempre a mesma. E é com ela que a gente pretende caminhar para o futuro. Com a convicção de que estaremos sempre ao lado da sociedade, informando com responsabilidade e criando um ambiente seguro para as família brasileiras se divertirem e se informarem”, disse o executivo.
Imagem do selo – A peça traz a marca do jornal O Globo, primeiro veículo do grupo, fundado por Irineu Marinho em 1925. Logo abaixo está o símbolo “100”, que integra a campanha comemorativa do centenário da marca, na qual os dois zeros formam o símbolo do infinito. De dentro do primeiro zero sai uma imagem caricaturada de Roberto Marinho, filho mais velho de Irineu Marinho e responsável por conduzir, durante décadas, o que se tornaria o maior grupo de mídia e comunicação do Brasil. O cartunista Chico Caruso, chargista do jornal O Globo há 30 anos, assina a caricatura que compõe o selo.
O selo postal institucional 100 Anos do Grupo Globo tem valor equivalente ao 1º Porte da Carta e está disponível para solicitação nas agências dos Correios e no site www.correios.com.br.
