Emissoras de TV ficam com 75% dos R$ 9 bi gastos em merchandising no país

As emissoras de TV aberta ficam com pelo menos 75% de todo o dinheiro investido em ações de merchandising no Brasil, informa dados consolidados da Kantar Ibope Media divulgados nesta segunda-feira (1º) pelo colunista Ricardo Feltrin, do UOL.
Em valores de “tabela cheia” foram gastos R$ 9,2 bilhões em merchandising entre janeiro e setembro do ano passado, contra R$ 9,05 bilhões no mesmo período, em 2014.
O valor de “tabela cheia” não contempla eventuais descontos que emissoras de TV costumam fazer a grande ou fiéis anunciantes. Em alguns casos, o desconto pode variar de 10% a 90%. Por isso, o valor real de investimentos pode ser bem menor.
De acordo com o colunista, no entanto, o percentual entre gastos de merchandising por meio de comunicação está correto.
No ano passado foram identificadas pela Kantar Ibope 1.931 ações de merchan de janeiro a setembro, contra 1.744 no ano anterior, o que representa um aumento de 36% nas ações.
Os programas em que foram feitas mais inserções de merchandising entre janeiro e setembro do ano passado:
Programas de auditório: 853
Programas femininos: 521
Show: 214
Reality shows: 163
Games: 103
Outros gêneros (novelas, cinema, séries etc): 77
