Estratégia da Record irrita anunciantes
De acordo com o jornalista Daniel Castro, do site “Notícias da TV”, a estratégia da Record de permanecer durante horas sem intervalos e levar ao ar blocos de anúncios com mais de seis minutos está repercutindo mal no mercado publicitário. Anunciantes e agências têm reclamado de que a emissora vende barato, mas entrega mal, quase sempre no começo ou no final dos programas, em intervalos tão gigantes que a audiência desaba.
As reclamações se agravaram com o horário eleitoral e chegaram ao reality show “A Fazenda”, uma das principais vitrines comerciais da emissora. Na última quinta-feira, a Record exibiu apenas um minuto de reality show e foi para um intervalo de seis minutos. Em seguida, para segurar a audiência, ficou 44 minutos com o programa. Após um novo bloco de seis minutos de comerciais, teve apenas três minutos de A Fazenda.
Os anunciantes reclamam que os intervalos são muitos grandes e feitos apenas no começo e no final dos programas. Na Globo, o padrão são blocos de anúncios de no máximo quatro minutos, com duas chamadas nas extremidades, e intervalos no meio das atrações.
Essa prática também pode percebida com frequência aos domingos. O jornalístico “Domingo Espetacular”, por exemplo, começa às 19h30 e abre um break comercial de seis minutos por volta das 19h40, depois disso segue sem pausas até às 22h40, onde são desovados três breaks seguidos. A audiência do jornalístico costuma cair de 13 para 5 pontos nesses 40 minutos finais.
A Record tem atualmente o maior intervalo entre as maiores redes comerciais. No último sábado, durante a Fazenda, fez um único intervalo de intermináveis seis minutos e meio de duração. Nesse período, exibiu três chamadas de programação, uma chamada de patrocinadores da atração e 16 comerciais, oito de empresas e oito de políticos. Os anúncios são tão concentrados que um mesmo comercial da Fiat foi ao ar duas vezes no mesmo intervalo.
Vale lembrar que a Record é conhecida por conceder até 90% de desconto no preço dos anúncios.
Até o fechamento desta matéria a emissora não se pronunciou sobre o caso.
Curta o Bastidores da TV no Facebook: https://www.facebook.com/BastidoresDaTV
