Globo abre Casa dos Roteiristas e investe na produção de novos conteúdos

Globo abre Casa dos Roteiristas e investe na produção de novos conteúdos

Globo está investindo em mais um projeto para aumentar e qualificar, ainda mais, sua produção de conteúdo. Completando 52 anos, na quarta-feira (26), a emissora abre as portas da Casa dos Roteiristas, um espaço no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, com foco na produção de séries, programas de humor e outros formatos de dramaturgia semanal para TV aberta, fechada e plataformas digitais.

O novo ambiente, pensado para facilitar o trabalho, a convivência e os novos projetos, será supervisionado por Jorge Furtado, George Moura, Cláudio Paiva, Marcius Melhem, Mauro Wilson, e a dupla Marçal Aquino e Fernando Bonassi. O diretor de gênero Guel Arraes será o responsável por acompanhar todos os projetos de perto. Serão 11 redações funcionando no local que, por sua vez, também poderá contar com palestras, cursos, leituras e outras ações.

Durante o encontro, o diretor geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder declarou que o espaço era pensado há muitos anos: “É um lugar único de criação na área de seriados e agora se torna realidade. Cada roteirista tinha seu ambiente isolado e agora teremos um em comum. Espero que seja muito inovador, criativo e que as ideias jorrem aqui dentro. Que essa realidade se torne ficção para ir ao ar”.

A diretora de desenvolvimento artístico, Monica Albuquerque, comentou que o projeto começou em 2013 e que ano passado fizeram uma primeira experiência. “Conversei com a área de patrimônio e começamos com um espaço para o pessoal de Tá no Ar e de Zorra e deu muito certo. Foi tão bem sucedido que agora estamos com essa casa e vamos começar a trabalhar dia 2 de maio”, afirmou.

Marcius Melhem, ator e roteirista dos programas de humor, contou que esse era o sonho dos autores. “Fez com que a gente conseguisse um dia a dia com qualidade de trabalho. Estávamos espalhados por aí e agora temos o mesmo ambiente. É um lugar inspirador e com toda a estrutura que a gente precisa”.

Monica também explicou a importância desse espaço para os roteiristas: “Acho que vai fazer toda a diferença. Temos um ambiente apropriado, todas as salas de redação foram pensadas para o trabalho de desenvolvimento de texto, possui wi-fi em tudo, paredes para escrever e toda estrutura para a equipe. Tenho certeza que vão surgir muitas ideias desses encontros, que possam atender todas as plataformas do grupo”.

Guel Arraes falou sobre a criação dos textos para as séries e os programas da TV Globo. “A gente tem um humor renovado no Brasil. Temos feito isso de uma maneira diferente, muito solidária, de colaboração. A casa é a concretização desse processo que já vinhamos construindo”.

O diretor de gênero ainda completou: “Os seis supervisores já trocavam muito entre eles, o grupo já estava muito entrosado e a casa só concretiza isso. Ao colocar todas as redações juntas você estimula a troca de ideias entre eles. Só vamos aumentar nossa produção. É uma demanda muito grande de séries e aqui a gente vai poder organizar isso”.

Pin It on Pinterest