Grupo Globo ocupa 61 canais na TV por assinatura do Brasil
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou nesta segunda-feira (5) uma pesquisa sobre o mercado brasileiro de TV por assinatura. O estudo foca programadoras de conteúdo e os efeitos que a Lei do SeAC sobre a produção nacional.
A pesquisa traz um levantamento sobre os principais grupos econômicos, e mostra que a Globo é a empresa com mais canais na TV paga: 61, o que equivale a 30,7% do total.
A Time Warner vem em seguida, com 58 canais, ou 29,1%. Juntos, os dois grupos controlam 60% dos canais. O ranking mostra a Discovery com 17 canais (8,5%), a FOX com 14 (7%), a Viacom com 12 (6%) e a Walt Disney com 11 (55,5%). Ao todo, há no Brasil 199 canais de TV paga.
Segundo o site especializado Tele Síntese, já o ranking de programadoras mostra predomínio da Timer Warner, com 11 (28,2%). A Globo tem 6 programadoras (15,4%). Walt Disney e AMC têm duas programadoras cada (5,1%). Ao todo, existem 39 programadoras no país.
A Time Warner, conglomerado norte-americano, reúne três marcas principais: HBO, Cartoon Network e Warner. Já a Globo tem, entre as principais marcas, Telecine, Universal, Syfy, Studio Universal e Megapix e Premiere. Os canais brasileiros de espaço qualificados, resultado da política de cotas estabelecida na Lei do SeAC, somam 25.
O estudo revela que a disputa maior se dá no conteúdo de filmes e séries. São 74 canais neste segmento, que representa 37% dos canais de TV por assinatura no Brasil. Em seguida, vêm os de esporte, com 21%, e variedades, com 20%. A categoria temática com menor número de canais é a de notícias, com 5%.