Ibope anuncia mudança no valor do ponto de audiência em 2026
A partir de 1º de janeiro de 2026, com base nas novas estimativas populacionais, a Kantar IBOPE Media atualizará a representatividade do ponto de audiência de televisão, na qual 1 ponto equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.
No ano de 2026, 1 ponto de audiência nos 15 mercados aferidos regularmente pela empresa, denominado de PNT (Painel Nacional de Televisão), representará 277.670 domicílios e 699.962 indivíduos.
A reavaliação também aconteceu no mercado da Grande São Paulo, região usada como referência pelo mercado publicitário. Durante o ano de 2025, cada ponto de audiência televisiva representava 77.488 domicílios (o equivalente a 199.313 pessoas). Já em 2025, o ponto de audiência na Grande São Paulo será equivalente a 78.781 domicílios (o equivalente a 199.633 pessoas).
Abaixo, veja a lista completa das 15 praças aferidas pela Kantar Ibope Media:
| Equivalência de 1 ponto de audiência | ||
| Domicílios com TV | Indivíduos com TV | |
| 15 Mercados (PNT) | 277.670 | 699.962 |
| Grande São Paulo | 78.781 | 199.633 |
| Grande Campinas | 8.761 | 22.272 |
| Grande Rio de Janeiro | 49.778 | 122.054 |
| Grande Belo Horizonte | 22.184 | 55.330 |
| Grande Vitória | 7.310 | 18.462 |
| Grande Porto Alegre | 15.961 | 37.514 |
| Grande Curitiba | 12.511 | 32.040 |
| Grande Florianópolis | 5.672 | 13.641 |
| Grande Goiânia | 10.100 | 25.019 |
| Distrito Federal | 10.034 | 26.506 |
| Grande Salvador | 13.794 | 32.968 |
| Grande Fortaleza | 13.723 | 35.677 |
| Grande Recife | 14.118 | 35.792 |
| Grande Belém | 7.765 | 22.460 |
| Manaus | 7.168 | 20.596 |
Veja quanto valia cada ponto de audiência em 2025. CLIQUE AQUI!
Sobre a Kantar IBOPE Media
Com as pessoas apresentando cada vez mais um comportamento crossmedia por meio de canais e plataformas, os serviços de dados e medição de audiência, segmentação, análise e inteligência publicitária da Kantar IBOPE Media revelam ao mercado de mídia insights para possibilitar decisões fundamentadas.
Trabalhando com dados de painel e first-party data em mais de 80 países, temos o portfólio de medição crossmedia que mais cresce no mundo, apoiado por nossa versatilidade, escala, tecnologia e experiência, para impulsionar o crescimento dos negócios dos nossos clientes e parceiros.
Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
Acesse www.kantaribopemedia.com para mais informações.
Veja como funciona a medição do Ibope:
