Ibope anuncia mudança no valor do ponto de audiência em 2026

Ibope anuncia mudança no valor do ponto de audiência em 2026

A partir de 1º de janeiro de 2026, com base nas novas estimativas populacionais, a Kantar IBOPE Media atualizará a representatividade do ponto de audiência de televisão, na qual 1 ponto equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.

No ano de 2026, 1 ponto de audiência nos 15 mercados aferidos regularmente pela empresa, denominado de PNT (Painel Nacional de Televisão), representará 277.670 domicílios e 699.962 indivíduos.

A reavaliação também aconteceu no mercado da Grande São Paulo, região usada como referência pelo mercado publicitário. Durante o ano de 2025, cada ponto de audiência televisiva representava 77.488 domicílios (o equivalente a 199.313 pessoas). Já em 2025, o ponto de audiência na Grande São Paulo será equivalente a 78.781 domicílios (o equivalente a 199.633 pessoas).

Abaixo, veja a lista completa das 15 praças aferidas pela Kantar Ibope Media:

 

  Equivalência de 1 ponto de audiência
Domicílios com TV Indivíduos com TV
15 Mercados (PNT) 277.670 699.962
Grande São Paulo 78.781 199.633
Grande Campinas 8.761 22.272
Grande Rio de Janeiro 49.778 122.054
Grande Belo Horizonte 22.184 55.330
Grande Vitória 7.310 18.462
Grande Porto Alegre 15.961 37.514
Grande Curitiba 12.511 32.040
Grande Florianópolis 5.672 13.641
Grande Goiânia 10.100 25.019
Distrito Federal 10.034 26.506
Grande Salvador 13.794 32.968
Grande Fortaleza 13.723 35.677
Grande Recife 14.118 35.792
Grande Belém 7.765 22.460
Manaus 7.168 20.596

Veja quanto valia cada ponto de audiência em 2025. CLIQUE AQUI!

 

Sobre a Kantar IBOPE Media

Com as pessoas apresentando cada vez mais um comportamento crossmedia por meio de canais e plataformas, os serviços de dados e medição de audiência, segmentação, análise e inteligência publicitária da Kantar IBOPE Media revelam ao mercado de mídia insights para possibilitar decisões fundamentadas.

Trabalhando com dados de painel e first-party data em mais de 80 países, temos o portfólio de medição crossmedia que mais cresce no mundo, apoiado por nossa versatilidade, escala, tecnologia e experiência, para impulsionar o crescimento dos negócios dos nossos clientes e parceiros.

Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Acesse www.kantaribopemedia.com para mais informações.

Veja como funciona a medição do Ibope:

Compartilhar: