Internautas apontam racismo em boneco-esponja na cozinha do “BBB 16”

Um objeto de decoração da cozinha do “Big Brother Brasil 16” está causando polêmica nas redes sociais desde ontem (19), quando a Globo mostrou pela primeira vez, no “Mais Você”, a nova vozinha da casa do reality show.
Depois da exibição das imagens no matinal, internautas foram às redes sociais reclamar da aparição de um boneco-esponja na pia da casa.
De acordo com informações do UOL, vestido com trajes dos anos 70, o utensílio imita a figura de um homem negro com cabelos no estilo black power.
Confeccionados por uma empresa britânica, a linha de objetos tem ainda uma réplica da cantora Diana Ross, batizada de Diana Walsh, e já foi alvo de protestos de organizações contra o racismo no Reino Unido.
“Qual será o próximo passo? Escovas para limpar vasos sanitários? Não é apropriado em pleno século XXI termos imagens como essas. Isso reforça estereótipos negativos”, afirmou o ativista Weyman Bennett em entrevista ao “Daily Mail” em 2012. A entidade Bennett Against Fascism chegou a pedir a suspensão da fabricação dos objetos na época.
https://twitter.com/caladoleo/status/689568877529948160
Racismo no BBB 16, na pia da cozinha da casa, um boneco negro vai servir de palha de aço. https://t.co/fynIxlJahG pic.twitter.com/a01nRTzYqS
— Lula tem razão 🇵🇸🇮🇷🇱🇧🇾🇪🇷🇺🇨🇳 (@CleitoMoura) January 19, 2016
