Luiz Bacci chega para reforçar as manhãs da Band

Luiz Bacci chega para reforçar as manhãs da Band
Bacci Band 2
Luiz Bacci, hoje, é uma das grandes estrelas do canal do Morumbi

Após 5 meses no ar, Luiz Bacci deixará o período vespertino da Band e seguirá para o horário matinal da emissora, hoje um dos pontos fracos do canal. A última edição do “Tá na Tela com Luiz Bacci” foi ao ar em 31 de dezembro de 2014, com a exibição dos melhores momentos da atração. No período da tarde, o programa elevou os índices da Band, dobrando o IBOPE do horário e chegando muitos vezes a vice-liderança. Nos momentos finais do “Tá na Tela”, Bacci chegava a vencer o SBT e a Record, o primeiro exibindo novelas mexicanas e a segunda com parte do “Programa da Tarde” e início do “Cidade Alerta”,  e entregando com médias entre 5 e 6 pontos para o “Brasil Urgente”. Vale ressaltar que a primeira hora do “Brasil Urgente”, apresentado por Joel Datena, filho de Datena, consolidava a maior audiência do canal no dia com a parte nacional, advinda dos índices herdados pela atração do conhecido “Menino de Ouro”.

Em conversa rápida com o Bastidores da TV, como salientado pelo profissional em seu perfil oficial no Twitter, Bacci comentou que seu remanejamento para as manhãs é devido ao alto custo que o “Tá na Tela” tinha para a Band.

No lugar da atração do jornalista e apresentador, a alta cúpula da emissora escalou o seriado animado de sucesso mundial “Os Simpsons”. Apesar do apelo do seriado junto ao público, Homer e sua família fizeram com que os números do horário caíssem assustadoramente, chegando a 1.5 pontos, queda de 60% em comparação aos índices do “Tá na Tela com Luiz Bacci”. Dirigido por Rodrigo Branco, o programa, não somente em São Paulo, elevou o faturamento do canal em todo o país, assim como audiência, já salientado no início desta nota.

Bacci Band 6
A partir de 12 de janeiro, o Menino de Ouro passará a comandar a edição nacional do “Café com Jornal”

Nesta segunda-feira, (12/01), Bacci estreia no comando do “Café com Jornal – Edição Brasil”, às 8h. A estratégia da Band é popularizar o telejornal que em sua primeiras semanas mostrou-se um diferencial pelas manhãs, se igualando ainda mais as revistas eletrônicas matinais nos Estados Unidos, como o “Good Morning America”, da ABC, e o “Today”, da NBC. Mas com as modificações na grade da Globo e da Record, a reformulação no “Notícias da Manhã” no SBT, quando ainda era apresentado por Cesar Filho, hoje na Record, fizeram com que o “Café com Jornal” estagna-se em seu crescimento e voltasse a ficar na faixa do 1 ponto.

Luiz Bacci, assim como fez no período da tarde, tem grandes chances de ampliar o IBOPE da Band pela manhã. Consagrado no Jornalismo, o apresentador mostrou todo seu potencial para o lado do entretenimento, tanto que os seguidores em suas redes sociais tiveram aumento significativo. Sendo uma das estrelas da Band e um dos grandes nomes da TV brasileira, Bacci mostra mais uma vez que o jornalismo popular é sua arma principal.

Relembre o resumo da trajetória de Luiz Bacci na TV:

Bacci começou cedo no mundo da TV aberta, com apenas 13 anos, apresentava o “Domingo no Palco”,  um quadro dentro do “Domingo Milionário” da extinta TV Manchete, criado para bater de frente com o “Domingo Legal”, de Gugu Liberato no SBT, e o “Domingo do Faustão” na Globo.

Após passagens pelas rádios, o jovem jornalista foi contratado pelo SBT, onde fez diversas reportagens especiais para o “SBT Repórter”, como da morte do astro pop mundial Michael Jackson em Los Angeles, nos EUA, e para o Jornalismo da emissora. Também apresentou o “SBT Brasil”, principal telejornal da casa, em algumas sábados, já que Cesar Filho era o apresentador substituto de Carlos Nascimento em suas férias e aos sábados.

Em 2007, estreava no “Fantasia”, ao lado de Helen Ganzarolli e Caco Rodrigues, ficando apenas um dia na atração que havia reconquistado a vice-liderança para o SBT na faixa da madrugada. No ano seguinte, juntava-se a outros jornalistas na 2ª Edição do “Aqui Agora”, que logo foi retirado do ar por Silvio Santos pelos baixos índices.

O destaque em sua carreira viria no Rio de Janeiro, quando foi transferido pela gerado em São Paulo para comandar o telejornal “SBT Rio”, do SBT Rio de Janeiro, emissora própria do Sistema Brasileiro de Televisão. Na capital carioca, Bacci modificou e transformou o telejornal local. Deixou a bancada de lado e passou a interagir em pé com os telespectadores. O sucesso refletia na audiência; o jornalismo local do SBT, pela primeira vez, alcançava altos índices. O “SBT Rio” começava facilmente chegar a liderança com médias entre 9 e 12 pontos, tendo forte disputa com o “RJTV – 1ª Edição” e o “Balanço Geral RJ”, comandado por Wagner Montes.

Tamanho o sucesso de Bacci fez com que o telejornal tivesse um aumento de quase 1h, passando de 30 minutos para 1h20. Com as constantes vitórias sobre Wagner Montes, até então campeão de audiência no Rio de Janeiro, despertou o desejo da Record Rio, que contratou o jornalista em 2010. Na afiliada própria da emissora de Edir Macedo, Bacci passou pelo “RJ Record”, “Cidade Alerta Rio” e “Balanço Geral RJ – Manhã”, este último em especial colocou a Record Rio na briga pela liderança nas manhãs. O apresentador também comandava, esporadicamente, o “Balanço Geral RJ”, no período do meio-dia.

O grande reconhecimento nacional, mesmo tendo passagem pelo SBT, foi como repórter especial de Marcelo Rezende no “Cidade Alerta”, exibido para todo o Brasil. Foi através de Rezende, hoje amigo de Bacci, que recebeu o apelido de “Menino de Ouro”. A desenvoltura à frente das câmeras, a interação entre Rezende e Bacci e o profissionalismo através dos links ao vivo também chegaram até Douglas Tavolaro, presidente de Jornalismo da Record. Após a transferência de Geraldo Luís para os domingos com seu “Domingo Show”, Bacci ganhava seu próprio telejornal em São Paulo, o “Balanço Geral SP”.

Com a força do público e de Marcelo Rezende, Luiz Bacci chegava com grandes status no concorrido horário do meio-dia em São Paulo, de um lado a Globo com o “SPTV – 1ª Edição, “Globo Esporte”, “Jornal Hoje” e “Vídeo Show”, do outro, o SBT e seus seriados. O Menino de Ouro fez barulho à frente do telejornal da Record.

Luiz Bacci frequentemente vencia o “Vídeo Show” apresentado por Zeca Camargo, forçando a direção do canal carioca a fazer modificações na atração que está desde os anos 80 na grade da Globo. Com médias na casa dos 7 pontos, por vezes com picos que ultrapassavam os 10 pontos, por vezes Bacci ficava entre as 3 maiores audiências da Record no dia.

Em maio do ano passado, foi contratado pela Band, sendo uma das estrelas do casting do canal. Agora, com sua ida para as manhãs com o “Café com Jornal – Edição Brasil”, o jornalista também voltará sua atenção para seu futuro dominical, que antecederá o “Pânico na Band”.

Com um extenso currículo e produtos de sucesso, Luiz Bacci volta ao telejornalismo popular que tornou-se sua marca, conhecida pelos aumentos nos horários e expressivos índices no IBOPE.

“Café com Jornal – Edição Brasil”: De segunda a sexta, às 8h, na Band.

Acompanhe essa e outras notícias do mundo televisivo em tempo real através do Twitter do Bastidores da TV: @BastidoresDaTV

Siga-me no Twitter: @AlisonTheodoro

Compartilhar: