Marvel e DC: Grandes nos filmes, e na TV?

Marvel e DC: Grandes nos filmes, e na TV?

Nos tempos em que os filmes da Marvel e da DC vivenciam uma época de ouro nos cinemas, acarretando milhões de dólares nas bilheterias e um sucesso global, as séries de TV dessas empresas simplesmente não conseguem emular os triunfos obtidos com as longas-metragens dentro dos cinemas.

A sombra pesada da TV

Um exemplo da grande diferença do sucesso obtido entre as plataformas em que o conteúdo desses gigantes do mundo dos quadrinhos é distribuído, aparece com o Batman. Ao longo de sua existência, Batman tem sido um dos heróis mais populares que existem, e as histórias em torno desta personagem foram levadas para múltiplas plataformas com resultados muito diferentes. Por exemplo, os filmes de Batman têm sido uma fonte de inspiração para começar maratonas especiais mesmo na TV, como o Warner Channel fez para celebrar o 80º aniversário deste super-herói, incluindo um dos filmes com uma das maiores bilheterias desta franquia: Batman – O Cavaleiro das Trevas. No entanto, as recentes adaptações das histórias de Batman na televisão não conseguiram emular o sucesso que esse personagem teve em outros contextos. Um exemplo disso é a série televisiva da rede FOX, Gotham, que terminou em abril passado, após uma espera de cinco anos para mostrar em seu episódio final, Batman vestindo o uniforme completo. Por outro lado, outras séries de televisão da atualidade deram o exemplo tanto para a Marvel quanto para a DC Comics de como levar uma história da tela de TV em direção ao foco da cultura popular. Neste contexto, a HBO aparece com Game of Thrones, uma das séries televisivas que apesar de ter terminado este ano, conseguiu levar os seus personagens a jogos de Android e iOS e plataformas tão diversas como a da Betway Cassino online, onde a slot de Game of Thrones ocupando um lugar privilegiado entre os mais de 400 slots desta plataforma online. Além desse sucesso, aparece aquele obtido por esta série na televisão, que a fez vencedora de vários prêmios Emmy, e do recorde de que seu episódio final se tornou o mais assistido na história da HBO, com 13,6 milhões de telespectadores. É neste contexto que a DC decidiu se juntar à HBO para projetos futuros, na esperança de imitar o sucesso alcançado com Game of Thrones.

Sol e sombra entre o cinema e a TV

Enquanto Batman continuava sendo a principal fonte de renda nas bilheterias da DC Comics, a recente adaptação da história do Rei da Atlântida se tornou a nova bandeira da marca. Isso porque Aquaman se tornou o filme com a maior bilheteria da história da DC Comics apenas no início deste 2019, superando a marca de US$ 1 bilhão de dólares arrecadados nas bilheterias ao redor do mundo. No entanto, esta nova referência ainda está muito atrás do que aconteceu com Vingadores: Ultimato, o filme do MCU que acarretou nada menos que US$ 2,734 bilhões, obtendo a primeira posição neste multiverso de super-heróis. Apesar deste sucesso estrondoso nas bilheterias para a Marvel, a história é muito diferente nas telas de TV, já que, por exemplo, após a estreia da segunda temporada de Marvel’s Daredevil foi anunciada no canal Sony, a série não conseguiu sobreviver mais um ano e viu o seu fim em outubro de 2018 através da Netflix. Por seu turno, uma série que ainda está em produção e que recebeu uma nova temporada na TV, é Marvel’s Runaways, que apareceu originalmente na plataforma web Hulu em novembro de 2017. O anterior, lhe dá um pouco de esperança a Marvel para conseguir manter uma série ao ar por mais de dois anos. Do outro lado da moeda está a DC Comics, que atualmente tem 10 séries no ar, das quais, a Arrow está ativa desde 2012, dando origem ao que hoje é chamado de Arrowverse, devido a vários spinoffs que existiram entre os personagens desta série, com os das séries The Flash, Supergirl e DC’s Legends of Tomorrow.

O que esperar no futuro das séries de TV?

O empenho da Marvel e da DC Comics em trazer uma série de sucesso para a TV parece não ser dado por perdido e, nesse contexto, ambas as empresas planejam diferentes estratégias para obter melhores resultados em curto prazo. Por seu turno, a DC Comics acaba de anunciar a expansão do seu multiverso através da união com a rede de TV paga HBO, para uma série baseada no sucesso dos quadrinhos: Watchmen, de Alan Moore. Embora, esta história já teve uma aparição bem sucedida no cinema em 2009 sob a direção de Zack Snyder, a DC Comics procurará imitar o mesmo sucesso na televisão usando as ferramentas disponíveis para a gigante HBO, para criar uma série de culto que possa assemelhar-se às versões cinematográfica, e do mundo dos quadrinhos. Por seu turno, a Marvel também pretende expandir o universo de seus heróis, mas os planos para o próximo ano não são tão promissórios quanto os da DC Comics, pois, incluem o lançamento de uma série de Ghost Rider através da plataforma online Hulu, em associação com os estúdios de televisão norte-americanos ABC. Deve-se notar que a série de maior sucesso que a Marvel teve nos últimos tempos, é Agents of S.H.I.E.L.D. a qual conseguiu ficar no ar por sete anos, enquanto que as outras três séries que estão no ar na atualidade, ainda não ultrapassam dois anos nas telas de TV e nas plataformas digitais.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Watchmen (@watchmen) on

Enquanto séries como Smallville, Gotham, Jessica Jones e Daredevil conseguiram captar um grande público durante o tempo em que estiveram ao ar, o sucesso obtido não foi suficiente para torná-las uma referência na cultura popular e fazer suas histórias e personagens dar o salto das telas de TV para outras plataformas, como os videogames. No entanto, ainda não há nada escrito sobre o sucesso das futuras séries da Marvel e DC e será o público quem decida a transcendência dos futuros empreendimentos dessas marcas e seu alcance fora das telas de TV.

Compartilhar: