Ratinho deverá prestar esclarecimentos à CPI do HSBC por contas irregulares
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as contas bancárias irregulares do HSBC, na Suíça, aprovou requerimentos que pediram a quebra de sigilo fiscal de clientes. Dentre os investigados por denúncias de irregularidade está o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT.
A solicitação para os depoimentos à CPI ocorreu na tarde dessa terça-feira (30). Ratinho apareceu em duas listas relacionadas ao banco, em Genebra, na Suíça. Uma delas é a lista que consta nomes de empresários de mídia e jornalistas. O saldo da conta era de US$ 12,5 milhões.

Na outra, Ratinho aparece entre os 16 doadores da campanha eleitoral de 2014. As doações, que ultrapassaram os R$ 250 mil, foram destinadas ao filho, Ratinho Júnior, deputado estadual pelo PSC-PR. Atualmente, o político e filho do apresentador é secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná.
Quando as denúncias foram feitas, o Grupo massa afirmou que “todos os bens e valores de Carlos Roberto Massa e Solange Martinez Massa foram devidamente declarados aos órgãos competentes”.
No entanto, de acordo com o site da revista “Carta Capital”, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), pediu bom senso e sugeriu a retirada do nome do apresentador da pauta de requerimento. O senador afirmou que muitas das pessoas da imprensa citadas pela CPI como suspeitos de operações irregulares com o HSBC, ainda não possuem apresentação formal de acusação.

Além disso, Bauer afirmou que quando o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) diz que uma operação é anormal, não é ilegal, necessariamente. “Quebrar sigilo não é um ato político, mas jurídico. Eu não quero que haja pré-julgamento”, afirmou o senador
Mais novidades no Facebook: www.facebook.com/BastidoresDaTV
