TV paga perde 500 mil assinantes em 4 meses e vive uma das piores crises

TV paga perde 500 mil assinantes em 4 meses e vive uma das piores crises
Foto: Reprodução
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O mercado de televisão por assinatura tem atravessado uma das suas piores crises em quase 25 anos de história no Brasil, informou nesta quinta-feira (21) o colunista Daniel Castro, do site Notícias da TV.

De acordo com dados divulgados pela Anatel, o setor perdeu meio milhão de assinantes em apenas quatro meses, de julho a novembro. As operadoras encerraram o penúltimo mês de 2015 com 19,167 milhões de assinantes, uma queda de 2,5% em relação aos 19,658 milhões de clientes que tinham em julho.

No final de julho do ano passado, a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) previa fechar 2015 com um “crescimento zero”. De fato, a oscilação na base de assinantes durante o primeiro semestre foi pequena. O setor perdeu assinantes em alguns meses e ganhou em outros.

Ainda de acordo com o jornalista, no segundo semestre, no entanto, as quedas foram sucessivas, mês a mês. Em novembro, os números pioraram. Em apenas 30 dias, as operadoras perderam 232.641 assinantes. Isso quer dizer que milhares de famílias, atingidas pela crise econômica do país, não estão conseguindo pagar as mensalidades da TV por assinatura.

Líderes do mercado, a Net e Claro pela primeira vez no ano fecharam um mês com menos de 10 milhões de assinantes (9.989.447, ou 97.817 a menos do que em outubro). Segunda maior operadora, a Sky registrou redução de 67.046 em sua base e fechou o mês com 5,413 milhões de pagantes. Até a estável Nossa TV, sustentada pelos fiéis da Igreja Internacional da Graça, de R.R. Soares, sentiu os efeitos da crise. Perdeu 363 clientes dos pouco mais de 130 mil que possui.

Apesar da queda numericamente maior, Net e Claro ganharam participação no mercado em novembro. Foram de 52% em outubro para 52,12%. Isso quer dizer que as suas concorrentes, proporcionalmente, têm perdido mais assinantes.




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