Walther Negrão só escreveu 24 capítulos de “Sol Nascente”
Walther Negrão só escreveu a sinopse e 24 capítulos da novela “Sol Nascente”, da Globo. Quase toda a história vem sendo contada por dois profissionais que nunca haviam assinado uma novela como autores titulares: Julio Fischer e Suzana Pires.
De acordo com informações do colunista Daniel Castro, do Notícias da TV, diretor de dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu supervisiona o texto desde outubro, quando a produção ainda estava no começo e patinava na audiência. Negrão é o principal autor do folhetim.
O autor passou a apresentar problemas de saúde desde antes da estreia da novela. Ele começou 2016 internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). No final de maio, a três meses da estreia da produção, ele sofreu novo derrame, e permaneceu hospitalizado durante quase 40 dias.
Ele até tentou retomar o comando da história, mas não conseguiu. Em novembro ele voltou ao hospital para tratar uma apneia do sono. Ficou por uma semana e no fim daquele mesmo mês voltou a ser internado com anemia.
Por respeito, a Globo nunca assumiu que Negrão não colaborava mais com “Sol Nascente” e de que a trama estava sofrendo intervenção da direção de teledramaturgia. Depois, o canal carioca passou a admitir que a novela está sendo comandada por Julio Fischer e Suzana Pires.
Ainda de acordo com Daniel Castro, “Sol Nascente” terá 167 capítulos, e Negrão só participou de 17% deles. Sob a supervisão de Silvio de Abreu, a novela conseguiu se segurar na audiência. Apesar de estar longe de alcançar os índices de “Eta Mundo Bom!”, apresenta os mesmos resultados de “Além do Tempo”.
