Campeonato Carioca: confira a audiência da partida entre Flamengo X Fluminense no SBT
Após 17 anos sem transmitir uma partida de futebol de clubes do eixo Rio-São Paulo, o SBT retornou ao universo das transmissões em rede nacional nesta quarta-feira, 15 de julho de 2020. A emissora negociou com o Flamengo a exibição da segunda partida da decisão do Campeonato Carioca 2020.
Com a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Fluminense, a transmissão garantiu altos índices de audiência para a emissora de Silvio Santos, principalmente no Rio de Janeiro onde derrotou a Rede Globo na média geral. Veja os números abaixo:
Rio de Janeiro:
Exibida das 21h00 às 23h00, a partida registrou 27.3 pontos de média e 35 pontos de pico, de acordo com dados preliminares do Ibope. No confronto, a Globo registrou 26.3 pontos de média e a Record registrou 4.6 pontos de média. Cada ponto equivale a 121,1 mil telespectadores sintonizados.
São Paulo:
Exibida das 21h00 às 23h00, a partida registrou 11.6 pontos de média e 14 pontos de pico, de acordo com dados preliminares do Ibope. No confronto, a Globo registrou 31.6 pontos de média e a Record registrou 4.7 pontos de média. Cada ponto equivale a 203,3 mil telespectadores sintonizados.
Distrito Federal:
Exibida das 21h00 às 23h00, a partida registrou 19.5 pontos de média e 25 pontos de pico, de acordo com dados preliminares do Ibope. No confronto, a Globo registrou 20.8 pontos de média e a Record registrou 3.9 pontos de média. Cada ponto equivale a 26,8 mil telespectadores sintonizados.
Porto Alegre:
Exibida das 21h00 às 23h00, a partida registrou 10.9 pontos de média e 14 pontos de pico, de acordo com dados preliminares do Ibope. No confronto, a Globo registrou 30.6 pontos de média e a Record registrou 3.1 pontos de média. Cada ponto equivale a 39,7 mil telespectadores sintonizados.
Recife:
Exibida das 21h00 às 23h00, a partida registrou 11 pontos de média e 14 pontos de pico, de acordo com dados preliminares do Ibope. No confronto, a Globo registrou 29 pontos de média e a Record registrou 5 pontos de média. Cada ponto equivale a 37,1 mil telespectadores sintonizados.
Os dados são preliminares da Kantar Ibope Media e podem sofrer pequenas alterações nos consolidados.
CAMPEONATO CARIOCA NO SBT
A final do Campeonato Carioca 2020 teve transmissão exclusiva em televisão aberta e para todo território nacional pelo SBT. Seis marcas patrocinaram a partida: Ambev (Brahma Duplo Malte), Estácio, Havan, Hypera Pharma (Miorrelax), PicPay e Unilever (Shampoo Clear).
A partida entre Flamengo e Fluminense pela Taça Rio teve narração de Teo José, com comentários dos ex-jogadores Roberto Rivellino, Jorginho, Carlos Alberto e Athirson, e cobertura da jornalista e apresentadora do “SBT Rio”, Isabelle Benito, e do jornalista do SBT Esporte Rio “Smigol”.
Por ter somado mais pontos durante toda a competição, o Flamengo foi o mandante da partida decisiva. O jogo aconteceu sem a presença de torcedores, em decorrências das medidas estabelecidas no Rio de Janeiro para combater o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
História do SBT com os esportes iniciou-se em seu primeiro ano de vida
A cobertura de esportes do SBT iniciou-se a partir do nascimento da emissora, em 1981, comandada por Walter Abrahão no departamento de jornalismo, com a presença de Edson Cury, o Bolinha, então afastado dos programas de auditório, atuando como repórter esportivo.
Em 1984, a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles trouxe boletins diários com reportagens sobre a participação das mulheres nas olimpíadas. No mesmo ano, a emissora cria um novo departamento de esportes, sob comando de Osmar de Oliveira, com a participação de Jorge Kajuru e coordenação de Eduardo Zebini, e vai ao ar o primeiro programa esportivo: TVS Esportes. São transmitidos jogos de futebol em torneios menores e compactos aos domingos no programa Futebol Dinâmico, comandado por Juca Kfouri.
Num pool com a RecordTV, a emissora cobre sua primeira Copa do Mundo, no México, em 1986, e logo após, em 1988, Roberto Cabrini e Ivo Morganti se unem ao departamento para a cobertura das Olimpíadas de Seul, com Ivo à frente do programa Momentos Olímpicos, ao lado de Suzana Rangel.
Em 1990, Luiz Alfredo, Emerson Leão, Sócrates e Telê Santana, participam da cobertura da Copa do Mundo da Itália, e logo, Cabrini comanda a primeira versão de SBT Esporte e Primeira Fila, mostrando os bastidores das corridas de Fórmula Um. O mascote “Amarelinho”, criação da emissora, desponta como mascote da TV.
Em 1993 a emissora transmite as Eliminatórias da Copa de 1994 com nova equipe: Osmar de Oliveira (que voltava à emissora), Orlando Duarte, Juarez Soares e Telê Santana – também regressando – além de Luiz Ceará e Antonio Petrin nas reportagens. No mesmo ano é criado uma nova versão do SBT Esporte, que permanece até 1996.
A Copa do Mundo dos Estados Unidos ganha narração de Luiz Alfredo e do Dr. Osmar, e a equipe de comentaristas recebe o apoio do “capitão” Carlos Alberto Torres.
Em 1995 o SBT compra os direitos da Fórmula Indy, e lança Téo José como narrador esportivo, estando à frente também da nova versão de Primeira Fila. As transmissões marcam as tardes de domingo na emissora. Na mesma época, uma de suas maiores audiências na história se dá com a final da Copa do Brasil, torneio que foi elevado pela emissora ao patamar das grandes competições esportivas, tendo a final Corinthians x Grêmio a média de audiência de 42 pontos com 54 de pico (Ibope-Telereport 21/06/95 das 20:32 as 23:13 Mercado: Grande São Paulo). Amistosos eram promovidos em fomento a novos torneios como Copa dos Campeões Mundiais e, posteriormente, Taça Maria Quitéria, da Bahia.
No ano seguinte, Silvio Luiz chega para comandar as Olimpíadas de Atlanta, e o SBT lança Nivaldo Prieto como narrador. A equipe permanece na Copa do Mundo, com Silvio e Osmar se revezando na narração.
Em 1998, a Copa da França manteve a equipe de sucesso, com a participação de Hermano Henning na apresentação de boletins sobre o evento. Paulo Soares integrou o time, sob direção de Luciano Callegari Jr. Ainda em 1998 foi exibida a Copa Mercosul.
Em 2003 uma nova equipe chega para transmitir o Campeonato Paulista: Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Elia Jr, Silvia Vinhas e Elias Awad. A mesma equipe comandou a Copa Ouro.
Em 2005 Jorge Kajuru comanda a roda de debates Jogo Duro, já em 2010, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, apresentou Um Minuto com Pelé, comentando os jogos da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul.
GLOBO DESISTE DO CAMPEONATO CARIOCA
A Globo anunciou na quinta-feira (02/07) que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.
No entendimento da Globo, o contrato foi violado na quarta-feira (01/07), quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo.
Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.
No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.
Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.
A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.
