Cobertura e transmissão do “Futebol Solidário” elevam audiência da TV Globo em todo o Brasil
Na tarde de ontem, domingo (26/05/2024), o público se uniu à corrente de solidariedade em prol das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul e acompanhou a programação especial da Globo para o “Futebol Solidário”, com objetivo arrecadar doações para o estado. A exibição do “Domingão” ao vivo direto do Maracanã e a transmissão da partida, que reuniu grandes nomes do esporte e celebridades, elevaram a audiência da TV Globo, com recordes nas principais praças.
A narração do jogo na TV Globo foi de Luis Roberto e os comentários de Caio Ribeiro e Paulo Nunes. Quando a bola rolou, de 16h08 às 17h56, o duelo entre os times União e Esperança, que terminou empatado em 5 a 5, marcou 21.0 pontos de audiência com 38% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT), crescimento de +40% (+6 pontos) de audiência na média da emissora na faixa horária em comparação com os quatro domingos anteriores e a segunda maior audiência do futebol da TV Globo aos domingos neste ano.
Em São Paulo, também foi a segunda maior audiência do futebol aos domingos do ano, com 21.0 pontos e 35% de participação, um crescimento de 31% (+5 pontos) de audiência na média do horário na mesma comparação.
Veja também: Câmera de segurança grava homem lambendo uma campainha por três horas
No Rio de Janeiro, alcançou a marca da maior audiência do futebol aos domingos da TV Globo em 2024, com 28.0 pontos e 45% de participação, crescimento de +75% (+12 pontos) de audiência na média da faixa em relação aos quatro domingos anteriores.
Com pré-jogo ao vivo, comandado por Luciano Huck do estádio, a primeira parte do “Domingão” alcançou sua maior audiência desde o início da exibição no horário. No PNT, marcou 12.0 pontos com 24% de participação. Em São Paulo, o dominical registrou 12.0 pontos de audiência com 22% de participação. No Rio, foram 17.0 pontos de audiência com 28% de participação.
Na segunda parte, depois do Futebol, foi a vez da “Dança dos Famosos“, com os atores Camila Queiroz e Christian Chávez, de “Rebelde“, no júri artístico. No PNT, programa também foi recorde, com 18.0 pontos com 31% de participação, maior audiência em oito meses.
Em São Paulo, foram 18.0 pontos de audiência com 30% de participação em São Paulo, a maior audiência desde setembro de 2023. No Rio de Janeiro, foram 23.0 pontos de audiência com 36% de participação, maior audiência desde a estreia de Luciano Huck na apresentação da atração, em 05 de setembro de 2021.
Repercussão nas redes sociais
No X, o “Futebol Solidário” foi o conteúdo televisivo mais comentado do dia, com 16 mil menções. A hashtag oficial (#FutebolSolidário) ficou mais de 16 horas em destaque nos TTs Brasil. A partida registrou alto engajamento na rede social, emplacando 5 dos 10 assuntos mais comentados do Brasil: Amaral (19h), Cafu (19h), Ronaldinho (19h), Ludmilla (18h) e Denilson (18h).
No Google, a partida da Globo ajudou a dar visibilidade ao Rio Grande do Sul, com aumento de 40% nas buscas relacionadas ao Estado. Entre os termos mais pesquisados, “Ronaldinho Gaúcho” acumulou mais de 100 mil buscas na plataforma.
Veja mais: Belo e Denílson deixa treta de lado e se abraçam durante o “Futebol Solidário”
Cada ponto equivale a 73.280 mil televisores, ou 191.480 mil telespectadores sintonizados na Grande São Paulo, já na Grande Rio de Janeiro, cada ponto equivale a 45.054 mil televisores, ou 111.977 mil telespectadores.
Os dados são consolidados da Kantar Ibope Media.
