GfK orienta telespectador a jogar aparelho de medição de audiência no lixo

GfK orienta telespectador a jogar aparelho de medição de audiência no lixo
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A empresa alemã GfK, que encerrou suas atividades de medição de audiência no Brasil no mês passado, está fazendo uma curiosa orientação a cerca de 6.600 telespectadores espalhados pelo Brasil.

Por telefone, a ex-concorrente do Kantar Ibope recomenda que as pessoas desinstalem os aparelhos de medição de audiência que estão acoplados a seus televisores e depois a descartem no lixo eletrônico mais próximo de sua casa.

Quem instalou as caixas foi a própria GfK, em 2014, segundo informa o colunista Ricardo Feltrin, do portal “UOL”.

Como a empresa alemã encerrou suas atividades de medição de audiência, a mesma decidiu que não vai fazer o desligamento dos aparelhos nas casas –e tampouco reaproveitá-los.

Só com o descarte dos equipamentos, a GfK vai ter um prejuízo de mais de R$ 35 milhões no Brasil.

Fazer a retirada implicaria em multiplicar esses gastos com logística e pessoal técnico, além de boa parte dos equipamentos não ter mais condição de uso.

A retirada total poderia demorar anos e custar muitos outros milhões de reais. Daí a decisão pelo descarte.

No total são cerca de 12 mil equipamentos instalados em cerca de 6.600 domicílios espalhados pelas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Ainda havia mais 6.000 equipamentos comprados, prontos e configurados para instalação nos próximos meses em mais residências.

E as más notícias não param: Record, SBT e RedeTV! já decidiram que vão mover contra a GfK uma ação milionária de indenização por quebra de contrato e danos materiais, num processo que deve passar de R$ 100 milhões.

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