‘Hoje em Dia’ enfrenta sua pior crise de audiência

O “Hoje em Dia”, programa matinal de notícias e variedades da Rede Record, perdeu nos últimos sete anos 35% de audiência e acendeu a luz de alerta na emissora de Edir Macedo.
Criada em 2005, a atração, que chegou a registrar médias na casa dos 6,5 pontos (2009), hoje patina para manter a vice-liderança em audiência. A média parcial entre janeiro e julho de 2015 do “Hoje em Dia” está em 4,2 pontos.
O principal motivo que contribuiu para essa queda de audiência foi a chegada de Fátima Bernardes nas manhãs da Globo. Fátima, que divide o mesmo público do “Hoje em Dia”, registra médias entre 6 e 7 pontos.
A Record já estuda promover uma renovação geral no programa para alavancar seus índices. Uma das ideias é incluir um time de apresentadores/colaboradores que se revezariam com o casting fixo do programa. Nomes como Adriane Galisteu e Gisele Itié podem comandar quadros específicos na atração.
A emissora também estuda a compra de novos formatos, competições ao estilo do “Jogo de Panelas”, do “Mais Você” (Globo).
Vale ressaltar que as demais redes abertas também perderam audiência no período: a Globo caiu 19% e o SBT, 24%.
Já a TV por assinatura viu a sua audiência matinal crescer cerca de 120% de 2009 até este ano.