Nova temporada de “A Fazenda” estreia com audiência inferior às antecessoras


Um dos produtos mais aguardados deste segundo semestre da TV brasileira, o reality show “A Fazenda” estreou na vice-liderança isolada para a Record na noite deste domingo, (14/09). Segundo os dados preliminares do IBOPE, a 7ª temporada obteve 11.6 (12) de média e 14 pontos de pico. No mesmo horário, a Globo com o “Fantástico” e o “Domingo Maior” cravou 16 e o SBT, com o “Programa Silvio Santos”, fechou com 9.
Apesar do 2º lugar, “A Fazenda 7” conquistou a menor audiência em estreias. Em outubro do ano passado, a sexta temporada consolidou 16 pontos, chegando a 17 de pico. Relembre os índices das outras 5 temporadas do reality show da Record:
“A Fazenda 1” (2009) – 16 pontos, 21 de pico.
“A Fazenda 2” (2009) – 18 pontos, 23 de pico.
“A Fazenda 3” (2010) – 20 pontos, 22 de pico.
“A Fazenda 4” (2011) – 17 pontos, 19 de pico.
“A Fazenda 5” (2012) – 17 pontos, 20 de pico.
O auge de reality shows deste gênero foi no início da década passada, exatamente em 2001 com a estreia da “Casa dos Artistas”, no SBT, comandada por Silvio Santos. Após o estrondoso sucesso da atração que era novidade no país, a Globo estreou, em 2002, sua edição nacional do “Big Brother”, intitulada “BBB – Big Brother Brasil”. Com ambos os programas de confinamento ultrapassando a barreira dos 50 pontos, o excesso de edições passou a fazer parte das produções. A segunda temporada da “Casa dos Artistas” estreou 6 meses após o fenômeno da primeira. O “Big Brother Brasil 2” começou a ser exibido no mesmo ano em que o primeiro havia acabado, assim como ocorreu com “A Fazenda 1” e “A Fazenda 2”, iniciadas em 2009.
Atualmente, o “BBB” e “A Fazenda” perderam metade dos seus índices, mostrando a desvalorização diante do público. Apesar disso, é incontestável o sucesso comercial de ambos, tanto que é o fator principal para a renovação de cada edição. Além disso, o sucesso em redes sociais, como o Twitter, garante maior visualização para cada emissora.