Primeiros números do GfK mostram crescimento da Record e Band

Primeiros números do GfK mostram crescimento da Record e Band

GfK_HKS7_mi_RGB

A chegada do instituto alemão Gfk ao Brasil, contratado por US$ 130 milhões por Record, Bandeirantes, SBT e RedeTV, para fazer frente ao Ibope e medir a audiência da televisão brasileira, pode frustrar seus contratantes.

De acordo com o site “Brasil 247”, em um encontro com 15 agências de publicidade realizado na última quinta-feira 9, no Grupo de Mídia, em São Paulo, o executivo Ricardo Monteiro, diretor-geral de medição de audiência da Gfk abriu dados prévios que já estão nas mãos de seus quatro clientes – Record, Band, SBT e RedeTV.

Mais novidades no Facebook: https://www.facebook.com/BastidoresDaTV

Mesmo sem ter nem metade da amostra de medidores instalada, Monteiro contou que os dados estão bem parecidos com os do Ibope, com diferenças para cima, para Record e Bandeirantes – e sem ganhos para o SBT e RedeTV.

A revelação antecipada dos dados pode criar uma saia justa na relação da Gfk com os clientes e com as agências de publicidade. Monteiro já havia declarado publicamente, em fevereiro, que apenas os seus clientes (as quatro emissoras, exceto a Globo) receberiam os resultados – e a partir daí, o instituto faria análises e correções. Nos bastidores do mercado, corre a informação de que a Globo será a última a saber das informações de audiência da Gfk.

De acordo com o jornalista Maurício Stycer, do Portal “UOL”, a GfK vai medir as mesmas 15 grandes cidades pesquisadas pelo Ibope, mas anuncia uma cobertura maior, abrangendo as áreas metropolitanas das capitais e favelas. Os primeiros relatórios de audiência do novo serviço estão sendo aguardados com enorme ansiedade pelo mercado.

Os dados antecipados por Ricardo Monteiro ao Grupo de Mídia sinalizam que o impacto será menor do que se imagina. O que pode comprometer a continuidade do investimento de US$ 130 milhões das emissoras, em tempos de dólar nas alturas, uma vez que o gasto está condicionado à expectativa de que a medição mude o jogo da publicidade no Brasil, beneficiando as quatro contratantes do Gfk.

Mais novidades no Twitter: https://www.twitter.com/BastidoresDaTV

Veja como serão os gráficos de audiência do GfK:

Gráfico-GFK

Compartilhar: