Record perde uma Band em seis anos e vê segundo lugar ameaçado pelo SBT

Record perde uma Band em seis anos e vê segundo lugar ameaçado pelo SBT

Do-Jeito-Que-o-Povo-Gosta

A Record está em queda livre desde 2008. Nos últimos seis anos, foi a rede que mais perdeu público na Grande São Paulo: 2,1 pontos, o equivalente à audiência média da quarta maior rede, a Band, em 2014. A rede de Edir Macedo nunca viu sua vice-liderança tão ameaçada pelo SBT. No horário nobre, onde se concentram as verbas de publicidade, perde constantemente para a rival.

De acordo com o jornalista Paulo Pacheco, do site “Notícias da TV”, entre 2008 e 2014, até o último domingo (4), das 6h à meia-noite, a audiência da Record caiu 27%, de 7,9 pontos para 5,8, e desistiu do “caminho da liderança”. No período, a Globo foi de 16,8 para 13,1. O SBT, de 6,2 para 5,0. A Band caiu dois décimos, de 2,4 para 2,2.

O maior símbolo da queda da Record está na dramaturgia. Pecado Mortal, a um mês do fim, amarga a pior média de uma novela da Record desde 2005. As últimas edições dos reality shows O Aprendiz e A Fazenda também não conseguiram manter a audiência das primeiras temporadas. A atração de Roberto Justus, por exemplo, tem média de 5,0 pontos, metade do que registrou no primeiro Aprendiz, em 2004.

Apesar de dizer que estava “a caminho da liderança”, a Record sequer assustou a Globo na média dos últimos dez anos. Sua melhor marca, 7,9 em 2008, não representou nem metade da audiência da concorrente (16,8 na época).

Atualmente na grade da emissora somente um programa tem conseguido alcançar os dois dígitos no Ibope: “Domingo Espetacular”. Com médias entre 11 e 13 pontos, o jornalístico ainda alcança a vice-liderança isolada aos domingos.

Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Compartilhar: