Vivo, Oi, Claro ou Tim: Qual a operadora de telefonia com o maior número de clientes no Brasil?
Durante o ano de 2020, a operadora Vivo não apenas manteve a maior participação no mercado de telefonia móvel, mas também apresentou crescimento no número de linhas, passando de 74,58 milhões ao final de 2019 para 78,53 milhões em dezembro de 2020.
Os dados são do “Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações – Telefonia Móvel referente a 2020”, divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O documento também ressaltou que a Claro aumentou a vantagem em relação à TIM.
Desde 2017, as duas operadoras disputavam o segundo lugar da operadora com maior número de clientes no país.
Entretanto, durante a pandemia, a Claro saltou de 54,49 milhões de acessos em 2019 para 60,20 milhões em 2020.
Já a TIM seguiu o caminho inverso, caindo de 54,45 milhões, para 51,43 milhões de usuários, no mesmo período.
No geral, a TIM foi a empresa que perdeu a maior quantidade de acessos, enquanto a Claro foi a que mais ganhou.
O relatório da Anatel aponta que uma das causas para a queda no número de acessos da TIM se deve à mudança na rotina dos brasileiros durante a pandemia, com as pessoas passando mais tempo em casa e utilizando a internet fixa para estudar ou trabalhar.
Como a TIM não tem o apelo de uma oferta que inclua em um mesmo combo os serviços de telefonia celular, banda larga fixa e TV por assinatura – como ocorre com as rivais -, a operadora viu o número de acessos móveis recuar.
Além da TIM, a Oi também apresentou uma leve redução no número de linhas, variando 36,79 milhões para 36,65 milhões, ao final dos anos de 2019 e 2020, respectivamente.
Em dezembro do ano passado, a Vivo possuía 33,55% do mercado de telefonia, seguido da Claro (25,72%), TIM (21,97%) e Oi (15,66%). Outros provedores somam 3,10% de participação no setor.
A Vivo também lidera o número de linhas ativas em 2.400 municípios brasileiros, a Claro em 1.286, TIM em 1.056 e a Oi em 777.
Pós-pago ultrapassou pré-pago em 2020
Outro fenômeno importante que aconteceu em 2020 foi a predileção do modelo de cobrança. No início do ano, 51,6% das linhas utilizavam o pré-pago; em setembro houve a virada para o pós-pago e controle, e o ano encerrou com 51,6% dos acessos utilizando planos com fatura.
A operadora líder no segmento é a Vivo e 57,1% dos seus clientes se encontram no pós-pago. A Claro não está muito distante, com 54,4%, enquanto TIM e Oi têm mais usuários no pré-pago, com 57,6% e 62,7%, respectivamente.
2020 teve 4,2 milhões de portabilidades
Trocar de operadora não é uma tarefa tão difícil, uma vez que a portabilidade permite mudar de empresa mantendo o mesmo número. 4,27 milhões de pedidos de migração foram efetivados no ano de 2020 no segmento de telefonia móvel.
A Claro é a empresa que mais recebeu números, com 3,08 milhões de portabilidades efetivadas, seguida por Vivo (525,2 mil), TIM (350,6 mil) e Oi (159,5 milhões).
A Claro também é a empresa que mais cedeu números para outras operadoras, com 1,18 milhões, seguida por Vivo (1,14 milhões), TIM (1,07 milhões) e Oi (556,05 mil).
No saldo líquido (diferença entre linhas recebidas e cedidas), apenas a Claro se manteve com número positivo, com 1,89 milhões. A Vivo reduziu 139,7 mil linhas, a Oi encolheu 755,5 mil linhas e a a TIM perdeu 1,08 milhões de chips.
