Luiz Bacci é condenado pela Justiça e terá que pagar alto valor de multa
Nesta segunda-feira (24/06/2024), Luiz Bacci foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar uma multa de mais de R$ 100mil devido a uma uma publicação feita em seu perfil no Instagram.
Veja mais: Xuxa volta à TV Globo como contratada e detalhes sobre novo projeto vêm à tona
O apresentador foi acusado de fazer propaganda eleitoral irregular ao publicar uma suposta pesquisa eleitoral, de intenção de votos para a prefeitura de Mogi das Cruzes, sua cidade natal, em São Paulo.
Nos dados expostos por Bacci, a pré-candidata Mara Bertaiolli, do PL, aparecia à frente nas pesquisas. O partido Solidariedade, então, decidiu fazer uma denúncia, alegando que a enquete fazia parte de um levantamento interno do PL e não teria sido registrada no TRE, como exige a lei.
Como o jornalista não conseguiu comprovar que a enquete era registrada, a juíza Ana Carmem de Souza Silva, do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) aceitou a denúncia e determinou que ele pagasse R$ 106,4 mil.
Veja também: Simone Mendes revela motivo de ter rejeitado proposta do SBT para substituir Eliana
O partido pediu ainda que a postagem fosse excluída das redes sociais, e o pedido também foi acatado pelo Ministério Público.
Segundo a juíza, a enquete “não se encontra nos moldes estabelecidos pela legislação eleitoral”.
“Assim, norteada por esses critérios, levando em conta o alcance da notícia, dada a quantidade de seguidores do representado, e acolhendo a manifestação do Ministério Público Eleitoral, cumpre a aplicação de multa prevista em seu grau máximo”, decidiu.
A publicação já foi retirada por Luiz Bacci, que preferiu não falar sobre o assunto. As informações são de Gabriel Vaquer.
