Sarah Andrade compartilha dicas para quem busca começar um negócio com pouco capital e fala sobre as inseguranças: “Não podemos romantizar o empreender”
Começar um negócio do zero é um desafio e tanto, especialmente quando as ideias fervilham na mente, mas o capital é escasso. No entanto, a influenciadora e empresária Sarah Andrade destaca que há inúmeras possibilidades de transformar essas ideias em realidade, mesmo com um orçamento limitado. Para isso, ela aconselha o uso de recursos acessíveis, como o crowdfunding e parcerias inteligentes.
Em uma era digital, o crowdfunding surge como uma ferramenta eficaz, permitindo que empreendedores levantem fundos por meio de contribuições online. Sarah destaca a importância de explorar essas plataformas, se conectando com apoiadores e transformando o financiamento coletivo em um trampolim para seus projetos. “O crowdfunding é uma ferramenta feita por meio de contribuições de terceiros, geralmente via plataformas online, e pode ser um meio para dar o pontapé inicial”, diz.
Além disso, a empresária sugere a busca por parcerias estratégicas, uma prática que envolve a troca de produtos ou serviços de forma que seja benéfica para ambas as partes. “Troque o seu produto ou serviço por outros, sempre de forma construtiva para ambos”, afirma, destacando que esse método não só amplia suas possibilidades sem demandar grandes investimentos, mas também fortalece conexões no mundo dos negócios.
Por outro lado, Sarah também afirma que é muito importante se concentrar em um projeto de cada vez. “Busque maiores investimentos quando sua ideia estiver mais sólida. Neste momento, é quando você
consegue mostrar o potencial do seu projeto e também a maturidade de seu empreendimento”, diz.
Por fim, a influenciadora compartilha abertamente a insegurança que muitas vezes permeia o empreendedor, inclusive ela, que hoje já possui negócios de sucesso. “Não podemos romantizar o empreender, é difícil pra caramba em todas suas escalas, para pequenos, médios e grandes negócios. Tem dias que estou mega confiante, mas é uma eterna montanha russa. Às vezes duvido de mim mesma, às vezes tenho medo da opinião dos outros, às vezes estou conquistando o mundo e não me acho merecedora. São muitas questões que todo mundo passa”, declara.
