Felipe Neto faz acordo com Ministério Público após denúncia de Antonia Fontenelle

Felipe Neto faz acordo com Ministério Público após denúncia de Antonia Fontenelle

O inquérito que foi instaurado para investigar as denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes, feitas por Antonia Fontenelle nos vídeos produzidos pelo youtuber Felipe Neto foi encerrado na tarde da última sexta-feira (18/12), em uma reunião virtual com o Ministério Público do Rio de Janeiro. Durante a reunião, Felipe assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete a seguir uma série de recomendações.

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude concluiu que o conteúdo era inadequado e que havia a necessidade da intervenção do Ministério Público. Com a assinatura, Felipe se comprometeu a divulgar vídeos sobre classificação dos conteúdos para cada faixa etária e sobre o uso da classificação nos padrões do Ministério da Justiça. O influencer também irá gravar vídeos para incentivar outros youtubers a seguir seu exemplo, o que deve acontecer nos próximos dois meses, prazo dado pelo MP.

As demais recomendações do TAC também tem prazos. Em 30 dias, Felipe precisará revisar todo o conteúdo disponível em seu canal para garantir a classificação indicativa adequada no título de todos os seus vídeos. E em oito meses, Felipe Neto terá que disponibilizar um curso de educação digital gratuito e multidisciplinar que oriente pais e responsáveis sobre maneiras de garantir a segurança das crianças na internet.

O empresário ainda participará de reuniões e audiências públicas organizadas pelo MPRJ para discutir a implementação de mecanismos de controle e de autoclassificação indicativa para produtores de conteúdo.

Procurada pra falar a respeito do acordo firmado por Felipe Neto e o Ministério Público, Antônia disse que “está muito feliz, se considera responsável por esse momento importante, afinal se não tivesse chamado atenção para esse problema, tudo continuaria como antes. Se o Felipe assinou o acordo é porque reconheceu implicitamente que sua conduta era inadequada, afinal, ele sempre fez conteúdo para crianças e adolescentes. Agora, o que nos resta é ficar de olho pra ver se ele vai cumprir com tudo o que se comprometeu perante ao MP”.

Antonia ainda reconheceu o trabalho dos promotores que atuaram no caso. “E para finalizar, quero parabenizar os promotores Rosana Barbosa, Rodrigo César e Moacir Silva pela atenção dispensada nesse caso. Minha eterna gratidão, em nome de todas as Mães do Brasil”.

Compartilhar: