Abiane Souza, uma estrela da TV Aparecida
A partir de agora, o Brasil vai conhecer a linda trajetória de vida e carreira da Abiane Souza, jornalista da TV Aparecida. Ela tem se destacado por suas reportagens populares e cheias de carisma, conhecimento e talento. Todavia, e para a surpresa do público que assiste ao canal católico, a loira tem feito muito sucesso ao substituir a apresentadora Claudete Troiano, no vespertino “Santa Receita”. O motivo dessa substituição temporária se dá pela pandemia do novo Coronavírus. A apresentadora titular tem 66 anos continua fazendo participações ao vivo, de casa, mas, por pertencer ao grupo de risco, segue em isolamento social voluntário. Essa responsabilidade deve ser gigantesca, pois a Claudete tem quase 60 anos de carreira artística e uma belíssima história, que se confunde com a própria história da TV brasileira.

Mas, vamos conhecer um pouquinho da biografia dessa jovem e promissora jornalista da TV Aparecida. Essa loira divérrima, chamada Abiane Souza, é filha única por parte de mãe, tem 39 anos de vida e é natural de Campos do Jordão, município que faz parte do estado de São Paulo. Noiva do diretor criativo, Don Roternan, está com o casamento marcado para novembro de 2020 (uma curiosidade do Fábio do Bú: “eu adoro os canapés servidos em festas de casamento. Dieta zero!” – risos). Além de linda, ela é super inteligente: formada em jornalismo e com pós-graduação em Telejornalismo e Mestrado em Linguística Aplicada.
– Fábio do Bú: Mas, me conta Abiane, por que você escolheu o jornalismo e como foi o início da sua jornada profissional?
– Abiane Souza: Eu sempre gostei de contar histórias, de estar no meio das pessoas, de ouvi-las, observá-las e aprender muito com elas. O jornalismo sempre foi minha opção. Me formei em 2002 e, a princípio, queria ser repórter investigativa. Amava acompanhar o trabalho do jornalista Caco Barcelos e cheguei a viver uma das situações mais tensas da profissão, fazendo uma cobertura policial, por acaso. Estava no Rio de Janeiro em 25 de novembro de 2010, quando ocorreu a fuga dos bandidos da Vila Cruzeiro para o Complexo do Alemão. Minha equipe e eu estávamos no meio daquela operação que contava com mais de 350 policiais, seus armamentos pesados, tanques de guerra e tiros e mortes constatadas. Detalhe: sem coletes. Foi inesquecível e nos deu muita história para contar. Fiz faculdade em jornalismo, trabalhei com assessoria de imprensa, jornal e revistas. Em 2008, ainda na revista ao qual fazia parte, fui convidada por um amigo a fazer teste para a TV Aparecida. Passei e completo 12 anos de casa.
– Fábio do Bú: Quais eram as atribuições iniciais que você desenvolvia na TV Aparecida?
– Abiane Souza: Comecei como produtora e fui me dedicando a aprender tudo que podia. Eu queria entender o macro! Então, um ano depois fui para reportagem, na sequência, apresentação de telejornal, apresentadora de boletins diários e depois segui para o entretenimento, onde estou há 6 anos.
– Fábio do Bú: Em todos estes anos de carreira profissional, imagino que tenha vivido momentos marcantes. Quais destes momentos você pode destacar?
– Abiane Souza: No jornalismo, vivi momentos únicos, que amo e sou grata. Entre eles, destaco a transmissão ao vivo, da visita do Papa Francisco e a viagem com a Marinha do Brasil, em 2012, para o arquipélago de São Pedro e São Paulo, o mais inóspito do país. Sempre fui aventureira e a minha curiosidade extrema e o prazer de sempre querer entender quem está do outro lado, fazem de mim quem sou!
No Santa Receita conheci muita gente de verdade, histórias de superação, lugares sensacionais tanto no Brasil quanto fora, como: Argentina, Pantanal, Bonito, Rio Grande do Sul, Portugal. Fiz a cobertura, ao vivo, o dia todo, ao lado de 1500 veículos de comunicação do Mundo, da visita do Papa Francisco em Fátima, Portugal em 2017.

– Fábio do Bú: Quais as celebridades que você já teve a oportunidade de entrevistar?
– Abiane Souza: Conversei com grandes personalidades, como: Renato Aragão, Daniel, Eliana, Chitãozinho e Xororó, Alcione, Lenine, Fagner, Claudia Raia, Leandro Karnal, Xuxa, Adriane Galisteu, Marcos Mion, Preta Gil, duplas sertanejas, entre outros.

– Fábio do Bú: Menina, tu arrasa muito! Mas, conta para nós como você tem desenvolvido o seu papel jornalístico em consonância com as redes sociais nesse período de pandemia do novo Coronavírus?
– Abiane Souza: Fui uma das primeiras jornalistas do Brasil a apresentar uma live com duração de 03 horas ininterruptas. Isso aconteceu no show da Padroeira e, me abriu as portas para o mundo digital. Depois dela, fiz outras lives simultâneas com o programa “Santa Receita”. Além desses presentes, também cobri os bastidores para TV e Internet do “Revelações Sertanejo”, programa de temporada da TV Aparecida, apresentado pela Amanda Françozo.
– Fábio do Bú: Fala um pouquinho sobre como surgiu a oportunidade de substituir a maestral Claudete Troiano.
– Abiane Souza: Substituí a Clau por uma semana, em 2019. Estava ao lado do meu colega Rogério Chiaravalli, mas, nada muito grandioso e desafiador como agora! Com a pandemia, a Clau foi para casa em São Paulo e eu recebi a responsabilidade, com muita gratidão, em apresentar o programa do estúdio e fazer os links com ela, que entra no programa, ao vivo, via Skype de casa. Estou na apresentação desde o dia 23 de março e tem sido engrandecedor. A confiança da direção e da própria Clau, me motivam cada dia. Embora o programa tenha um formato, uma cara e uma apresentadora, que está na TV há mais de 60 anos, eu pude, com o meu jeitinho, conquistar um espaço e mostrar um outro lado.

A Abiane deu um verdadeiro show de simpatia comigo! Sou suspeito ao falar sobre ela, pois tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente durante um curso para apresentadores realizado pelo competente diretor de TV, Vildomar Batista, em São Paulo. Sabe aquela pessoa que sempre recepciona bem o estranho do grupo? Por bem, essa foi a Abiane para comigo! A Claudete volta aos estúdios do programa, provavelmente, no mês de julho e a Abiane continua com as reportagens e planejamentos de projetos futuros na TV Aparecida. Sorte e sucesso, dear! Você é ESPETACULAR!
