Após 24 anos, Márcio Gomes deixa a TV Globo: “a partida é sofrida”

Após 24 anos, Márcio Gomes deixa a TV Globo: “a partida é sofrida”

Márcio Gomes anunciou nesta segunda-feira (19/10) que está deixando a TV Globo depois de 24 anos na emissora. No Instagram, o jornalista, de 49 anos, publicou um longo texto de despedida e confirmou, ainda, que é o novo contratado da CNN Brasil.

”Por 24 anos, o meu destino foi sempre o mesmo. Na TV Globo fiz amigos, aproveitei as oportunidades, ganhei respeito… E o mundo. Nunca terei palavras para agradecer o apoio que recebi dos colegas, da direção e do público. Saio de lá atrás de novas experiências, novos amigos, um novo trabalho.

Num mundo cada vez mais conturbado, e com o jornalismo reforçando a sua importância vital, me junto à CNN Brasil para continuar fazendo o que amo”, escreveu o apresentador do ”Combate ao Coronavírus”.

Na publicação, o repórter fez uma reflexão sobre pensar na vida mesmo ”no mais turbulento dos anos” e no ”mais intenso e desafiador dos cenários”: ”Mesmo no mais turbulento dos anos, no mais intenso e desafiador dos cenários, a gente nunca deve deixar de pensar em como está a nossa vida. Olhar pra dentro e perceber o que podemos fazer diferente. O que nos dá aquele gosto de sair de casa, enfrentar o mundo e vencer. Até chegar o dia seguinte… e fazer tudo de novo!”.

A reflexão foi acompanhada pela foto de um Darumá, artefato japonês que incentiva a fazer mais e melhor. Por anos, Márcio Gomes foi o correspondente da Globo em Tóquio, no Japão. ”Na foto, um Darumá, aquele que, no Japão, traz a ideia de sempre nos estimular a fazer mais e melhor”, completou o jornalista.

TRAJETÓRIA

Formou-se em jornalismo na PUC-Rio, em 1992. A primeira experiência profissional aconteceu na rádio Opus 90, em que trabalhou como redator. Em 1994, na Rede Record, começou a se destacar como repórter e foi chamado, pouco tempo depois, para ingressar na TV Globo São Paulo, no jornal SPTV, aonde fez parte do rodízio de apresentadores. Foram dois anos em São Paulo, antes de voltar para o Rio de Janeiro, para trabalhar na Globo News, em 1996. Além de fazer reportagens, Márcio editava matérias e apresentava o jornal Em Cima da Hora. Foi sua grande escola: “Aprendi a fazer de tudo. Lá estamos sempre muito perto da notícia”.

Apresentou o RJTV desde a reformulação do programa, em janeiro de 2000. Na ocasião, o jornalista deixava a apresentação do jornal Bom Dia Rio, onde também fazia reportagens que, como no RJTV, abordam os assuntos do Rio de Janeiro. Mas, no jornal que estava prestes a assumir, Márcio Gomes encontraria um novo enfoque. “O RJTV tem um lado de ajuda à comunidade que deixa muito evidente a função social do jornalismo. O jornal dá voz à população e motiva as pessoas a agirem”, diz.

Além da apresentação do RJTV, participou do rodízio de apresentação do Jornal Nacional aos sábados e apresentador eventual do Bom Dia Brasil, também foi repórter especial da Rede Globo no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e tinha uma coluna no Bom Dia Brasil denominada ”Você não sabia, mas já existe”.

Em janeiro de 2013, foi anunciada sua transferência para o escritório da IPCTV, afiliada da Rede Globo no Japão. Saindo em junho do mesmo ano, quando deixou a bancada do RJTV após 15 anos no comando do telejornal, onde entregou o jornal ‘nas mãos’ da sua colega Ana Luíza Guimarães. Ao fim do telejornal se despediu da equipe técnica, jornalística e esportiva. Deixou após 18 anos a emissora que o consagrou como um dos melhores apresentadores da TV brasileira. Se despediu da unidade da TV Globo no Jardim Botânico após décadas de trabalho na mesma. Estreou em julho como correspondente em Tóquio, no qual cobre o Extremo Oriente, o Sudeste Asiático e a Oceania.

Recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor Correspondente Internacional / TV em setembro de 2015.

Deixou de ser correspondente em Tóquio em junho de 2018, para retornar a TV Globo São Paulo, na função de repórter especial do Jornal Nacional.

Reestreou em 27 de dezembro de 2018 como apresentador eventual do SPTV.

No dia 17 de agosto de 2019, Márcio Gomes estréia como apresentador eventual do Jornal da Globo juntamente com Carlos Tramontina que já está na função de apresentador eventual.

Em 17 de março de 2020, durante a Pandemia de COVID-19 no Brasil, passou a apresentar o programa matinal Combate ao Coronavírus.

Em 4 de junho de 2020, reestreou como apresentador da Globo News no Jornal GloboNews – Edição das 16h, em substituição à apresentadora titular, Cristiane Pelajo.

Em 5 de outubro de 2020, apresentou o Globo News em Ponto, em substituição ao apresentador titular, José Roberto Burnier.

Veja a publicação de Márcio Gomes no Instagram:

https://www.instagram.com/p/CGhv1XeJyZQ/
Compartilhar: