Após gastar mais de R$ 6 bilhões, TV Brasil dá menos audiência que Rede Vida

Conhecida como famoso depósito de empregos para os amigos do governo, a TV Brasil começou 2016 com a mesma audiência desde a sua fundação: praticamente zero de Ibope.
De acordo com dados divulgados pelo colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a audiência registrada pela TV estatal é de exatos 0,14 ponto. A estimativa de gastos com a emissora desde o seu lançamento, em 2007, é de R$ 6 bilhões ao país.
Caso seja levando em conta o critério de arredondamento do Ibope, a emissora tem “traço” de audiência, ou seja, zero. Desde a crise que aflige o país, não se falou nenhuma vez em cortes em seus inchados quadros profissionais da emissora, talvez para ajudar o país a fechar suas descontroladas contas.
A TV Brasil foi lançada no governo Lula, pelas mãos do jornalista Franklin Martins. O canal tem inclusão obrigatória em todas as operadoras do país e, ainda assim, amarga hoje o 41º lugar de audiência, segundo dados consolidados no PNT (Painel Nacional de Televisão).
A rede de TV do governo tem menos audiência que TVs com centenas de vezes mais baratas, como Rede Vida (40º), TV Aparecida (39º) ou TV Cultura (30º). Em número de audiência, a TV Brasil tem o mesmo ibope de canais como Animal Planet e Boomerang, que são pagos e não estão nos pacotes básicos das operadoras de TV.
As maiores audiências registradas pela TV Brasil são produções de terceiros, como atrações da TV Cultura, ou programas infantis estrangeiros como “Pingu”. No Carnaval, conseguiu sair do traço com a transmissão dos desfiles das escolas de samba campeãs de São Paulo e do Rio de Janeiro.
