Band confirma mais três temporadas do “MasterChef Brasil” em 2026

Band confirma mais três temporadas do “MasterChef Brasil” em 2026

Apesar das críticas frequentes de que o formato do MasterChef Brasil está desgastado e precisa de um descanso, a Band vai manter sua dependência na competição culinária em 2026. Mais uma vez, três formatos diferentes do reality serão exibidos no decorrer do ano, em uma maratona que se estenderá de maio até janeiro do ano que vem, sempre às terças-feiras, na faixa das 22h30.

Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, a versão amadora do MasterChef começará em 19 de maio e terá 19 episódios, com término previsto para 22 de setembro. Será a 13ª temporada do formato tradicional –que, em 2025, voltou a chamar a atenção por causa de uma seleção de elenco inspiradíssima.

O público não terá nem uma semana de descanso após o término da temporada, já que em 29 de setembro estreia a terceira edição do MasterChef Confeitaria. Ela será um pouco mais curta, com oito episódios –contra dez das duas temporadas anteriores. A final está prevista para 17 de novembro.

Uma semana depois, no dia 24, começa a segunda edição do MasterChef Celebridades –que, assim como ocorre atualmente, enfrentará o período de festas de fim de ano e ficará no ar até 12 de janeiro de 2027.

Ou seja: serão oito meses ininterruptos de MasterChef na programação da Band. Apesar de a audiência não ser a mesma dos velhos tempos e passar longe de ameaçar a liderança da Globo, o reality ainda rende um bom faturamento para a emissora, que precisa do dinheiro.

Além disso, a parceria com a Warner Bros. Discovery –que exibe os realities no canal Discovery Home & Health e na plataforma HBO Max— também ajuda a diluir os gastos da Band, o que contribui para a renovação dos formatos.

A emissora da família Saad também tem bons resultados com a disponibilização dos episódios no YouTube, o que rende uma monetização extra e serve como ferramenta de negociação importante na hora de vender os patrocínios para marcas interessadas em anunciar no MasterChef.

Dos três formatos renovados, o retorno que chamou mais a atenção foi o Celebridades, já que o programa tem sofrido para se estabelecer na audiência.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), que reúne dados dos 15 principais mercados do país, ele sofre para aparecer no Top 10 de atrações mais vistas da Band. Na Grande São Paulo, o resultado é menor pior, mas fica longe de merecer louros: o episódio mais recente, por exemplo, marcou só 1,3 ponto de média.

Compartilhar: