Cauã Reymond fala sobre nova novela da Globo: “É o trabalho mais difícil que fiz”
O fim do ano vem se aproximando e os noveleiros ganham um presente adiantado: a estreia de uma novela das 9 inédita. Isso mesmo! “Um Lugar ao Sol” estreia em 8 de novembro com Cauã Reymond, Alinne Moraes e Andréia Horta nos papéis centrais da história de Lícia Manzo com direção artística de Maurício Farias. A autora, o elenco e o trio protagonista do projeto se reuniram, remotamente, em uma coletiva de imprensa.
Retorno às novelas em dose dupla
Protagonista de “Um Lugar ao Sol”, Cauã dará vida aos gêmeos Christian e Christofer. Eles serão separados ainda crianças. Anos depois, Christian irá atrás do irmão, que passou a se chamar Renato. Em uma grande reviravolta, assumirá o seu lugar. Cauã em dose dupla de novo? Sim, é isso mesmo. Esta não é primeira vez que o ator interpreta gêmeos, ele já teve esta experiência na minissérie “Dois Irmãos”:
“Acho raro um ator receber esse desafio, duas vezes é mais raro ainda.”
Para quem estava longe das novelas há seis anos, é um desafio e tanto retornar em uma novela das 9 e fazendo dois personagens. Cauã não nega que este é um dos trabalhos mais complexos de sua carreira.
“E por estar voltando às novelas depois de tantos anos, estava há seis anos, sabia que tinha um desafio enorme pela frente. Acho que é o trabalho mais difícil que fiz em termos de complexidade.”
“É o maior desafio da minha carreira até agora. Completamente diferente do outro processo, obras diferentes. Foi muito impactante porque um irmão é adotado e o outro não é. Fica um vazio, uma magoa, de não ter tido a mesma oportunidade.”
Assista ao teaser:
Triângulo amoroso
É claro que em uma boa novela não pode faltar um triângulo amoroso. Bárbara, personagem de Alinne Moraes, estará em uma das pontas. Jovem rica e muito frágil, ela se casará com Renato, ou melhor, com Christian, que já estará ocupando o lugar do irmão.
“A Bárbara não é uma vilã. Ela tem atitudes equivocadas, prepara armadilhas para ela mesma cair. Ela é herdou da mãe a bipolaridade, tem um buraco grande na personalidade dela. É equivocada, ela precisa da verdade. Quando acha que o Renato é uma pessoa, ele é uma mentira. Ela se perde cada vez amis. Espero que as pessoas se identifiquem, eles têm uma relação muito tóxica. ”
Preparem os lencinhos
Preparem-se para sofrer junto com Lara, personagem de Andréia Horta. Na trama, ela vai descobrir que seu amor, Christian, está morto e nem imagina que, na verdade, ele assumiu o lugar do irmão gêmeo. O seu mundo volta a desabar quando Christian reaparece, se passando por Renato.
“A Lara fica despedaçada, é realmente uma mulher muito corajosa. Ela quer experimentar e vivenciar o amor que sente. E isso é brutalmente interrompido. Ela leva muito tempo para se levantar, tem o apoio ali da avó (Marieta Severo), mas segue com aquele amor pulsando” , contou Andréia.
Liberdade criativa
Conhecida por abordar temas relevantes em suas obras e estreando na faixa das 9, Lícia Manzo falou sobre a liberdade criativa:
“Eu nunca me senti pressionada ou coibida a não falar sobre nenhum tema. Na minha última novela, tinha uma avó gay que conversava com netos sobre sua vida afetiva. Nunca tive nenhuma rejeição. Se você convida o público sob um olhar humano sobre aquele assunto, sem rotular o outro, ele vai se abrir para aquele assunto.”
O diretor artístico Maurício Farias, que também faz sua primeira novela das 9, concordou com Lícia: para ele não existe limite na troca de experiências com o público.
“Existe uma preocupação, um cuidado que você possa falar para todo mundo de uma maneira compreensível. Acho que o que a Lícia falou foi o caminho que eu encontrei para falar de assuntos mais delicados, mais polêmicos. Acho que é uma chave muito poderosa quando você coloca isso sob uma visão mais humana, com empatia sobre o assunto. Sempre que consegui atingir essa chave, a gente conseguiu fazer coisas que tiveram repercussões sempre legais.”
Entenda o rolê dos gêmeos
Christian e Christofer serão separados ainda bebês após perderem a mãe no parto em Goiânia. O segundo é adotado por um casal do Rio de Janeiro e rebatizado como Renato pelos pais adotivos. Logo após esse fato, Christian é deixado em um abrigo pelo pai biológico.
Na esperança de encontrar Christofer/Renato, Christian se muda para o Rio de Janeiro. Na “Cidade Maravilhosa”, nosso protagonista vai se apaixonar por Lara, que está na cidade estudante Gastronomia.
Apaixonado, o jovem desiste da busca inglória pelo irmão perdido e traça um novo objetivo: se casar com Lara e abrir um pequeno negócio com a jovem. Só que Ravi (Juan Paiva) é preso injustamente, acusado por um roubo que não cometeu, e Christian precisa levantar o dinheiro da fiança.
Para tirar Ravi da cadeia, Christian aceitar fazer um serviço para o tráfico e acaba ameaçado de morte. Sem saída, combina de fugir para Minas com Lara.
Só que na noite da fuga, por acaso, ele se vê diante de Christofer/Renato. Após uma intensa madrugada juntos, os irmãos serão novamente separados, mas, desta vez, em caráter definitivo.
Instável e problemático, ao tomar conhecimento da dívida do irmão, Renato sobe o morro em seu lugar e é morto pelos traficantes.
Após ser confundido pelo porteiro do prédio de Christofer/Renato, pela mãe do rapaz e até por sua namorada, a exuberante Bárbara (Alinne Moraes), Christian assume o lugar do irmão morto. Deixa todo o passado para trás.
Incógnito, ele assiste a Lara enterrar o suposto corpo do irmão como se fosse seu e segue rumo a uma nova vida, onde terá que lidar com as consequências de sua escolha. Apenas uma pessoa sabe de toda a verdade: Ravi.
