Cesar Filho, Ana Hickmann e Renata Alves formam o novo trio do “Hoje em Dia”

Menos de uma semana depois do anúncio da não renovação do contrato da Xuxa com a Globo, a TV aberta brasileira é surpreendida com mais uma novidade. Agora a surpresa vem direto dos corredores da Barra Funda, sede da Record.
Através de sua assessoria, a emissora de Edir Macedo divulgou o nome dos novos profissionais que apresentarão a revista eletrônica da emissora pelas manhãs. O apresentador e jornalista Cesar Filho, a modelo e apresentadora Ana Hickmann e a repórter Renata Alves passarão a ser os anfitriões do “Hoje em Dia” em 2015.

O “Hoje em Dia” estreou em 2005, inspirado nas revistas eletrônicas de grande sucesso nas manhãs dos EUA, como o “Good Morning America”, da ABC, e o “Today” da NBC. Atualmente, o programa da Record vem se identificando cada vez mais com o “CBS This Morning”, 3º colocado na medição no país do tio Sam, levando em conta que o produto da CBS é totalmente focado em informações, diferente dos dois concorrentes, onde além de notícias, abordam a vida dos famosos, curiosidades, culinária e diversos outros assuntos.
A fórmula de sucesso nos Estados Unidos também surtiu efeito aqui. As manhãs da TV brasileira, antes focada somente em atrações infantis, “TV Globinho” (Globo) e “Bom Dia & Cia.” (SBT), e programas culinários, “Mais Você” (Globo), tinha pela primeira vez, desde os tempos do extinto “TV Mulher”, uma revista eletrônica de alta qualidade, abordando os mais variados temas pela manhã. O “Hoje em Dia” chegava para revolucionar as manhãs, não somente da Record, mas da TV como um todo. Estreou em agosto de 2005, sob o comando de Britto Jr., conhecido por suas reportagens na Globo, Ana Hickmann, famosa modelo internacional e nacionalmente conhecida por seu trabalho ao lado de Paulo Henrique Amorim no “Tudo a Ver”, e Edu Guedes, chef de cozinha conhecido por seus trabalhos no “Note e Anote” e “Tudo a Ver”.
Rapidamente o sucesso apareceu. O “Hoje em Dia” chegava a liderar em algumas ocasiões e começava a empatar com o SBT, vice-líder isolado no horário com seus desenhos. Em 2006, chegou a ter 6.5 de média e um gordo faturamento, ficando entre os maiores do canal. O trio era um verdadeiro fenômeno na Record, na famosa época do slogan “A Caminho da Liderança”. Em 2008, chegava ao programa Chris Flores, que falaria da vida dos famosos. A grande mudança ocorreria em 2009, com a ida de Ana Hickmann para o “Tudo é Possível”, dominical deixado por Eliana que seguia para o SBT. Por outro lado, Britto Jr. saía para se dedicar totalmente ao reality show “A Fazenda”, grande sucesso da emissora naquele ano. Desde então, Celso Zucatelli assumia a figura de jornalista, apresentação do bloco de notícias, da atração matinal da Record. Em 2010, Gianne Albertoni chegava a revista eletrônica, formando, pela primeira vez, o quarteto do “Hoje em Dia”. A modelo e atriz ficou por 3 anos, período onde ficou conhecida por suas gafes, mas sempre prestigiada pelo público.

De 2013 até o momento, o “Hoje em Dia” viu seus índices despencarem. Hoje está entre as menores audiências do canal, mantendo média na casa dos 4 pontos e brigando pela vice-liderança com o “Bom Dia & Cia.” do SBT, que muitas vezes fecha à frente da revista eletrônica. Tal fato influenciava na rápida reformulação da atração, mas que nunca ocorria, já que figura-se entre os 5 produtos de maior faturamento da Record.
LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa anunciar nos programas da Record
Atualmente no “Programa da Tarde”, que mantém médias entre 5 e 6 pontos, Ana Hickamann é uma das grandes estrelas do canal. Ganhou o cenário nacional dando dicas de moda na primeira versão do “Tudo a Ver” em 2004, na época, comandado por paulo Henrique Amorim e Patrícia Maldonado. Ao cair no gosto do público e da direção do canal, virou destaque ao ser integrante do “Hoje em Dia” em 2005. Ao lado de seu colega Britto Jr., comandou o game-show “O Jogador”, que chegava a vencer a sessão de filmes do SBT, o “Cine Espetacular”. Em 2009, surgiu a oportunidade de ter seu programa solo. Com a saída de Eliana, Ana assumiu o “Tudo é Possível”, tendo excelentes índices em suas primeiras semanas. Com o passar dos anos, o “Tudo é Possível” passou a enfrentar forte concorrência do “Domingo Legal”, então apresentado por Celso Portiolli, no SBT, sendo retirado em 2012. No mesmo ano, Ana assumia o “Programa da Tarde” ao lado de seu amigo Britto Jr, com quem trabalhava desde 2005. Vale lembrar que era a 2ª edição do vespertino, a primeira tendo sido apresentada por Maria Cândida.
Renata Alves é conhecida pelo grande pública através de suas reportagens especiais para o “Domingo Espetacular”, maior audiência do canal da Barra Funda. Renata conduz reportagens para a revista eletrônica dominical desde 2006, onde sempre fica entre as maiores audiências dentro da atração. Apoiada em seu carisma, Renata já viajou todo o Brasil para trazer curiosidades ao telespectador da Record, principalmente a região Nordeste.

Como mencionado pelo Bastidores da TV, além do “Power Couple”, o novo contratado da Record iria ganhar um projeto que estava guardado a sete chaves, eis que o “Hoje em Dia” é a grande novidade na carreira de Cesar Filho. Cesar veio do SBT após período de sucesso nas manhãs da emissora. O jornalista chegou na emissora de Silvio Santos em 2005, para comandar o jornalístico “SBT Repórter”. Mesmo vivenciando um período de grande crise em audiência na emissora, a produção conduzida por Cesar Filho chegava a conquistar a vice-liderança, como em seu último ano de exibição, em 2013, quando foi retirado do ar. Até então fora da TV, Cesar também conduziu o “Ver para Crer” ao lado de seu amigo Celso Portiolli, e os policiais “Aqui Agora” e “B.O. – Boletim de Ocorrências”.
Em 2012, Cesar Filho ganharia grande destaque dentro da emissora, passando a comandar a edição local, e ao vivo, do “SBT Manhã”, além do “SBT Repórter”. Na ocasião, Cesar cobriu as férias de Rodolpho Gamberini. Apoiado pelos fãs do jornalista nas redes sociais e pelo bons índices, Cesar Filho seguiu fixo na condução do bloco local do telejornal. Após alguns meses sendo destaque pela boa condução, o “SBT Manhã – SP” foi aumentado, tendo 1h de duração. Não vendo bons índices desde os tempos em que “A Hora Warner” ocupava o horário, Cesar Filho começou a ganhar seu espaço matinal nas manhãs do SBT. O telejornal, pela primeira vez, começou a atingir o 2º lugar, um horário até então dominado pela programação jornalística da Record. Cesar Filho ganhou mais 1h, totalizando 2h de telejornal ao vivo e retirando o programa infantil “Carrossel Animado com Patati e Patatá” do ar.

Em 2014, visando um aumento significativo em seu faturamento, Cesar Filho ganharia sua revista eletrônica, o “Notícias da Manhã”, que agora poderia abrir espaço para merchandising. Com 3h de duração, revista de Cesar Filho era a primeira a entrar mais cedo e ao vivo, às 6h. Antes, o SBT era conhecido por exibir o “SBT Manhã” gravado, o que abria espaço para apresentadores de outros canais, que estavam ao vivo, pudessem falar sobre o telejornal do SBT, como as diversas indiretas de Geraldo Luís, quando ainda comandava o “Balanço Geral SP – Manhã”, na Record. Mesmo ainda no “SBT Manhã”, Cesar foi o responsável pela criação matinal do “Balanço Geral” e a entrada mais cedo do “Bom Dia SP”, da Globo, no ar. Recentemente, quando ainda estava no SBT, Cesar era líder na primeira hora do “NM”, o que fez a Record antecipar seu horário matinal pela primeira vez e fez com que a Globo criasse seu “Hora Um da Notícia”, entrando às 5h. Chegando a liderança e vice-líder no horário, Cesar despertou o interesse da Record, sendo contratado em novembro.
O que motivou a saída de Cesar Filho foi sua saúde e a oportunidade de novos projetos. Em conversa com o Bastidores da TV, Cesar explicou que no atual momento não haveria qualquer outro projeto para ele dentro da casa. Em contrapartida, Cesar levantava às 3h, muitas vezes não conseguia dormir, o que era prejudicial a sua saúde. Na Record, além do “Hoje em Dia”, apresentará, ao lado de sua mulher, Elaine Mickely, o reality show de amor “Power Couple”. Apesar do matinal entrar às 10h, Cesar acordará 4h depois do que levantava para ir trabalhar SBT.
Na parte culinária, deixada por Edu Guedes, Dalton Rangel será a novidade. Dalton Rangel é um dos 4 integrantes do programa “Homens Gourmet”, do canal a cabo Bem Simples. Ele também já teve experiência na TV aberta quando foi um dos mentores no reality show “Super Chef Celebridades”, dentro do “Mais Você” de Ana Maria Braga, na Globo.

Hoje, o “Fala Brasil” conquista a maior audiência do canal pelas manhãs, atingindo entre 5 e 6 pontos. Esporadicamente, o “SP no Ar” também alcança altos índices, muitas vezes fechando com 7 pontos. Com a reformulação, a Record espera alcançar os bons índices da primeira versão do “Hoje em Dia”. No horário, o “Mais Você”, “Bem Estar” e “Encontro com Fátima Bernardes” mantém uma média de 6 pontos, em algumas ocasiões fechando com 7 e 8, o que para a alta cúpula não é difícil de alcançar. O SBT, com seu infantil, mantém audiência igual ao do “Hoje em Dia”. Com a total modificação, voltando as raízes de 2005, o “Hoje em Dia” tem as claras chances de crescer nas manhãs, podendo até, sem dúvidas, chegar a liderança novamente. Ana Hickmann tem grande apelo comercial, o mesmo vale para Cesar Filho. Algumas das empresas que patrocinavam o “NM” estão em acordo com o jornalista para também patrociná-lo neste novo projeto. Fora isso, Cesar é conhecido pelo seu grande carisma junto ao público, sendo um dos poucos profissionais que sempre mantém contado diário com seus fãs pelas redes sociais. Renata pode ser conhecida por suas reportagens especiais, mas nada que também não a impedirá de continuar fazendo, ainda mais para o “Hoje em Dia”, o qual sempre teve grandes reportagens entre 2005 e 2009.
A estreia do novo “Hoje em Dia” ocorrerá em 12 de janeiro, na Record.
