Clássicos rurais de Benedito Ruy Barbosa disputam vaga na programação do Globoplay Novelas
Chegou a hora de uma das disputas mais aguardadas pelos apaixonados por teledramaturgia. Está aberta a votação no site e app do gshow para definir a próxima trama da faixa de Batalha de Novelas do Globoplay Novelas. Desta vez, o duelo coloca frente a frente duas obras-primas assinadas por Benedito Ruy Barbosa: “Renascer”, versão de 1993, e “O Rei do Gado”.
A faixa de batalhas traz uma disputa de duas produções que compartilham um fio condutor: podem ser obras do mesmo autor, de um universo cênico compartilhado, do mesmo ano de lançamento, as possibilidades são inúmeras. Neste caso, ambas as tramas são ambientadas no universo rural, foram escritas pelo mesmo autor, contaram com a direção de Luiz Fernando Carvalho e trazem Antonio Fagundes em papéis centrais que marcaram época.
A votação termina no dia 6 de janeiro de 2026 e a escolhida será anunciada no dia seguinte. A estreia da novela vencedora no Globoplay Novelas está marcada para o dia 16 de fevereiro e será exibida de segunda a sábado, às 11h15, com reapresentação às 19h20, além de ficar disponível para os assinantes no catálogo do streaming Globoplay.
Relembre os enredos que marcaram época:
–
–
Sagas de amor, terra e família
Em “Renascer” (1993), lendas e mitologias se misturam ao regionalismo da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Dividida em duas fases, a história começa com o juramento de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) ao fincar seu facão aos pés de um jequitibá, prometendo não morrer. E a partir disso, a árvore se torna símbolo de sua sorte, força e existência. Sua trajetória é abalada pela morte de seu grande amor, Maria Santa (Patrícia França), durante o parto do filho caçula, João Pedro (Marcos Palmeira).
A tragédia gera uma rejeição profunda do pai pelo filho, conflito que se intensifica na segunda fase da trama, quando ambos se apaixonam pela mesma mulher: Mariana (Adriana Esteves), neta de um antigo inimigo de José Inocêncio, o coronel Belarmino (José Wilker). Além dos dramas familiares, o fazendeiro ainda precisa lidar com a rivalidade de seu vizinho Teodoro (Herson Capri) na disputa por terras.
Do outro lado da Batalha de Novelas está “O Rei do Gado” (1996), produção que acompanha o romance entre a boia-fria Luana (Patrícia Pillar) e o pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), conhecido por todos como o “Rei do Gado”. O envolvimento do casal reacende uma guerra histórica entre os Mezenga e os Berdinazi, imigrantes italianos que construíram suas fortunas no Brasil com a criação de gado e o plantio de café, respectivamente.
A tensão ganha novos contornos pelo fato de Luana desconhecer sua própria origem, pois ela não sabe que é uma Berdinazi. A eventual descoberta de sua identidade traz à tona as desavenças que atravessam gerações. Essa rivalidade nasceu ainda na primeira fase da trama, quando os pais de Bruno, Giovanna Berdinazi (Letícia Spiller) e Enrico Mezenga (Leonardo Brício), viveram um amor proibido e desafiaram o ódio de suas famílias, que viviam em conflito por causa de uma faixa de terra na divisa das fazendas.
Para escolher qual desses clássicos rever, acesse o gshow: https://gshow.globo.com/novelas/noticia/o-rei-do-gado-x-renascer-1993-qual-sucesso-de-benedito-ruy-barbosa-voce-quer-ver-no-globoplay-novelas-vote.ghtml
