Com exclusividade em rede nacional, TV Cultura transmite pela terceira vez Festival Folclórico de Parintins

Com exclusividade em rede nacional, TV Cultura transmite pela terceira vez Festival Folclórico de Parintins

Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Cultura será a emissora oficial do Festival Folclórico de Parintins na transmissão nacional. Em parceria com a TV A Crítica, que exibe para o estado do Amazonas, a TV pública paulista coloca os três dias de festa na Ilha Tupinambarana e a cultura do Amazonas em rede nacional. A atração vai ao ar na sexta-feira (28/6), depois da exibição do programa Metrópolis; no sábado (29/6), depois da exibição do 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão; e no domingo (30/6), após a exibição do último episódio da série Genius: A Vida de Einstein.

O evento gravado contará com 5 horas de transmissão na grade da emissora, em cada um dos dias. Além disso, material jornalístico sobre a maior ópera a céu aberto do mundo será produzido pela filiada regional da TV Cultura, a TV Cultura do Amazonas, e veiculado em rede nacional.

Neste ano, mudanças estão previstas para o cronograma da festa. Na sexta-feira e no domingo, quem inicia a apresentação é o boi Garantido, com a temática Nós, o Povo. Já no sábado, o primeiro a se apresentar é o boi Caprichoso, que dará seu show a partir do tema Um Canto de Esperança para Mátria Basilis.

Sobre o Festival Folclórico de Parintins

Festival de Parintins ocorre desde 1965 e é realizado anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, durante o último fim de semana de junho. A festa tradicional se tornou um dos principais eventos culturais brasileiros, se comparando a festas como o Carnaval e São João. O evento apresenta, durante três noites, uma disputa entre dois grupos centenários de Boi-Bumbá: o Caprichoso, de cor azul, e o Garantido, de cor vermelha. No Centro Cultural da cidade, conhecido como Bumbódromo, as duas associações exploram, por meio de alegorias e encenações, temáticas como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos. O Festival Folclórico de Parintins se tornou uma das maiores expressões da cultura regional, além de ser objeto de atenção da mídia e atração turística.

Compartilhar: