Conversas vazadas: Luiz Bacci pede para fã divulgar Ibope do “Cidade Alerta” nas redes sociais
Gabriel Ricardo Felix Tavernard de Oliveira, mais conhecido no Twitter como @RickSouza, divulgou vários prints de conversas de whatsapp entre ele e o jornalista Luiz Bacci, apresentador do “Cidade Alerta”, da Record TV.

Em alguns desses prints, divulgados em um grupo sobre Televisão do Twitter, Luiz Bacci pede para o fã divulgar números de audiência em tempo real (Real Time) do jornalístico “Cidade Alerta”.
Em outra parte da conversa, Bacci ainda pede para o fã provocar o concorrente José Luiz Datena, apresentador do “Brasil Urgente”, da Band.
“Posta 12 a 2 do Datena”, pede Luiz Bacci. Após Gabriel Ricardo publicar a informação em seu Twitter, Bacci afirma que adora confusão: “Adoramos confusão”.
Em seguida, Gabriel Ricardo pede para Bacci tirar um print da informação publicada por ele no Twitter e divulgar no stories do Instagram: “Pode ir jogar no stories”. Bacci responde que já compartilhou: “pronto”.
Ao ser questionado no grupo sobre o pico de audiência do “Cidade Alerta” ter sido 15 pontos, ao invés dos 17 pontos divulgados pelo mesmo em seu Twitter, Gabriel Ricardo afirma que a fonte da informação incorreta é Luiz Bacci e envia um print da conversa deles no Whatsapp: “Em minha defesa, a fonte foi ele [Luiz Bacci]”.
Ressaltamos que todos os prints das conversas de Whatsapp expostos nesta matéria, foram divulgados por Gabriel Ricardo (fã e amigo de Luiz Bacci) em um grupo sobre Televisão do Twitter. O site Bastidores da TV apenas fez seu trabalho jornalístico de investigar e noticiar os fatos.
Ao ser questionado sobre envio de números de audiência para o site “Telemaníacos”, Gabriel Ricardo envia outro print da conversa entre ele e Bacci no Whatsapp e afirma: “Não sei pra quem. Ele [Luiz Bacci] não passa ibope decimal”.
A sequência de números acima, escrita por Luiz Bacci no Whatsapp, quer dizer Record, Globo, SBT, Band. Ou seja, 18h04 – Record 15 pontos, Globo 15 pontos, SBT 6 pontos, Band 4 pontos.
Nessa outra imagem abaixo, compartilhada por Gabriel Ricardo no grupo sobre Televisão, é possível ver duas telas de Real Time (audiência em tempo real) da Kantar Ibope Media. A sequência do monitor mostra os logotipos da Record, Globo, SBT, Band e RedeTV.
Nesse tweet abaixo, divulgado abertamente para todos os seguidores, Gabriel Ricardo afirma que a divulgação de dados real time é proibida e que a Kantar Ibope Media tenta coibir de todas as formas, mas nunca vai conseguir. E ainda explica o motivo: “Por que não? Porque TV é vaidade, amiguinhos. O apresentador não pode divulgar a audiência, mas ele vai passar pro amiguinho e esse amiguinho vai publicar. O Ibope não tem como punir esse amiguinho, pois ele não assinou nenhum contrato.”.
Com essa explicação de Gabriel Ricardo e com todos os prints “vazados” por ele mesmo acima, fica claro que ele é o “amiguinho” que recebe os dados do Ibope de Luiz Bacci para fazer a divulgação massiva em seu Twitter.
Em outras publicações, feitas abertamente em seu Twitter, Gabriel Ricardo também divulga telas do sistema de audiência da Kantar Ibope Media, indicando que algum funcionário da Record repassa as fotos pra ele.
Mas não é apenas dados do Ibope que Luiz Bacci compartilha com Gabriel Ricardo, informações internas da Record TV e do “Cidade Alerta” também são compartilhadas.
Na sequência de prints abaixo, Luiz Bacci conta para Gabriel Ricardo sobre alterações de horário na grade de programação e sobre uma liberação que foi negada pela Record TV, possivelmente para participar de um programa de uma emissora concorrente.
“Já me chamaram há um ano. A Record não libera. CA [Cidade Alerta] com mais dez minutos hoje”, diz Luiz Bacci, e na sequência envia um print do e-mail do comunicado interno da Record TV.
Para reforçar que tinha intimidade com Luiz Bacci e que o contato deles não era apenas profissional, Gabriel Ricardo também divulgava fotos dos dois em momentos de lazer.
Na conversa abaixo, Gabriel Ricardo envia uma foto dele com Luiz Bacci em uma chocolateria e diz: “Mano eu fiquei com cara de bebado”. 

Em uma outra conversa, Gabriel Ricardo também revela quem é o apresentador da Record que mais “vaza” informações para a imprensa. “[Reinaldo] Gottino. Disparado. 99% das coisas que a gente dá da Record são o Gott que vaza”. 
Em outra sequência de prints, Gabriel Ricardo confessa que cometeu um crime. Ele diz que entrou na Rede Bandeirantes de Televisão (Band), invadiu a sala de programação da emissora e roubou um caderno com senhas de audiência, além de contratos e informações internas.
Gabriel Ricardo também conta a história do uso de um crachá falso na Record TV e afirma que andava na emissora inteira sem ser parado. “A Record era oba oba até a maldita história do crachá falso uns meses atrás. Eu rodava a TV inteira e ninguém me parava. Depois disso [da descoberta do crachá falso], tem um segurança a cada metro.”.





E parece que Gabriel Ricardo não estava blefando quando fez a confissão acima, visto que em suas redes sociais tem várias marcações nas dependências da Record TV, em São Paulo, algumas delas posando ao lado do jornalista Luiz Bacci.


Segundo apuramos, Gabriel Ricardo começou a trabalhar recentemente na equipe do programa “Link Pop”, da emissora Record News.

Procuramos a Kantar Ibope Media para se pronunciar sobre esse “vazamento” de dados de audiência em tempo real e enviamos uma cópia desta matéria com os prints em anexo para a mesma, que nos retornou com um link contendo as seguintes informações:
“Os resultados das pesquisas são considerados confidenciais e sigilosos, comprometendo-se a emissora a conservá-la apenas para o seu uso, ficando a sua divulgação, no todo ou em parte, sujeita as regras previstas. Entraremos em contato com o assinante [Record TV] desde que se tenha comprovação inequívoca da origem do compartilhamento. Medidas para todos aqueles que divulgaram este tipo de informação poderão ser avaliadas e tomadas para proteção do negócio a depender do caso em questão e das respectivas condições/avaliações. A divulgação com comprovação inequívoca de origem será passível de penalidade conforme previsto em norma de divulgação.”.
Procuramos a assessoria de imprensa e a direção da Record TV por diversas vezes ao longo das últimas duas semanas, mas a emissora não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.
Procuramos Luiz Fernando Elui Bacci, vulgo Luiz Bacci para se pronunciar sobre o assunto, mas o apresentador não retornou a mensagem, apenas enviou uma notificação extrajudicial via e-mail e via correio tentando nos intimidar para que a matéria não fosse publicada. É mole?
Caso mais alguma parte queira se pronunciar sobre o assunto, estamos à disposição. contato@bastidoresdatv.com.br
LEIA MAIS SOBRE GABRIEL RICARDO, VULGO RICK SOUZA:
- Jornalista furta contratos da Rede Bandeirantes de Televisão e espalha fotos na Internet. (CLIQUE AQUI)
- Agenda do jornalista Flávio Ricco, com telefone de vários famosos, “vaza” na Internet. (CLIQUE AQUI)
- Falsidade Ideológica: Jornalista se passa por representante do Marcão do Povo no Twitter. (CLIQUE AQUI)
- Réu confesso tenta censurar o site Bastidores da TV, mas sofre derrota na justiça. (CLIQUE AQUI)




















