“Criança Esperança” bate recorde histórico de arrecadações

A edição 2015 do “Criança Esperança” está sendo encerrada com números históricos, após mais de um mês de mobilização pela garantia dos direitos das crianças e jovens, que ocupou toda a grade da Globo. Uma parceria entre a Globo, a UNESCO e milhares de brasileiros, a campanha completou 30 anos com mais de R$22 milhões arrecadados – o maior valor entre todas as suas edições –, recursos que beneficiarão instituições em todo o país. A lista dos 30 projetos selecionados para receberem o benefício nos próximos dois anos está disponível no site www.criancaesperanca.com.br.
Neste domingo (30), atores como Alexandre Borges, Marcos Pasquim, Gabriel Leone, Fernanda Vasconcelos, Lucio Mauro Filho, Bruno Garcia, Vanessa Gerbelli, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Caio Blat e Dani Suzuki participaram do último ‘Mesão da Esperança’ do ano e conversaram com os doadores, com flashes ao vivo comandados pelos mobilizadores Leandra Leal, Dira Paes, Flavio Canto e Lázaro Ramos, durante o ‘Domingão do Faustão’ e o ‘Fantástico’.
A abertura da campanha deste ano foi marcada por um debate sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, exibido pela GloboNews, seguido do lançamento do livro “Criança Esperança: 30 anos, 30 histórias”, promovido pela UNESCO. Na ocasião, ainda foi anunciado o time de mobilizadores – formado por Lázaro Ramos, Dira Paes, Leandra Leal e Flávio Canto – e o novo formato de seleção das instituições beneficiadas. Pela primeira vez, a lista dos projetos apoiados foi divulgada antes do início das doações, com o objetivo de aumentar a mobilização e o engajamento social. E as instituições passaram a ser beneficiadas por um período de dois anos.
Na mesma semana, o “Fantástico” estreou uma série de quatro episódios que mostrou a visita dos mobilizadores a projetos que receberão, no próximo ano, recursos arrecadados pela campanha. Os quatro foram a iniciativas em diferentes locais do país com a missão de anunciar, de surpresa, que haviam sido selecionados.
Ao longo do mês, reportagens e séries especiais foram exibidas em toda a programação da emissora. Neste período, o site do Criança Esperança teve quase um milhão de visualizações. No Twitter, apenas no dia do programa especial, foram gerados mais de 241 mil tweets. Esta edição ainda contou com um grupo de influenciadores digitais, que desenvolveu e postou tipografias em torno do tema em seus perfis no Instagram e fizeram o “instagramaço”, com mensagens de esperança.
Com direção geral de Rafael Dragaud, no dia 15 de agosto foi ao ar o programa especial do “Criança Esperança”, diretamente do Projac, com abertura emocionante de Gilberto Gil, que também compôs uma música exclusiva para os 30 anos da campanha. Os quatro mobilizadores fizeram as honras em um espetáculo que contou com três palcos e quase 50 artistas no elenco. No centro, um super mesão, onde 30 deles atendiam ligações dos doadores. O especial ainda teve uma homenagem a Renato Aragão e uma banda formada com atores do elenco.
Na semana seguinte, mais de 100 atores se revezaram em nova edição do “Mesão da Esperança”, atendendo às ligações dos doadores com entradas ao vivo durante a programação.
Com o fim da campanha neste domingo, as doações ainda podem ser feitas durante todo o ano pelo site do Criança Esperança (www.criancaesperanca.com.br) ou casas lotéricas credenciadas.
